Em cada relação amorosa ou profissional, o outro serve de espelho para você. Se você enxergar algo ruim no outro, tome cuidado para não ser preconceituoso ou orgulhoso. Seja prudente ao afirmar qualquer coisa. Alias, nem faça isso! Não teça críticas. Seja moderado ao falar para estabelecer uma ponte entre você e seu parceiro amoroso ou profissional.
Tente compreender o que você pode fazer dentro da sua experiência de vida e do seu nível consciencional. Cada um de nós tem experiências diferentes com a mesma coisa ou situação e é isso que nos faz especiais. Cada um tem um ponto de vida diferente o que enriquece a relação. Mas para compreender isso é preciso flexibilidade e espírito aberto para o diálogo.
O outro é um espelho para você e mostra detalhes da sua personalidade, assim como da dele. Se você exigir a perfeição do outro, você encontrará sérios problemas de relacionamento amoroso ou profissional, e não se dará bem com ninguém! Não há pessoas perfeitas, mas perfectíveis! Se você entender isso com tranquilidade e reflexão, então poderá relacionar-se com todos ensinando e aprendendo nos diversos caminhos que a vida nos oferece. Reflita: só podemos discutir verdadeiramente com quem está de pleno acordo… para discutir. A salvação não está em deslocar-se deste dogma para aquele outro. A ação de salvar está intimamente conectada conosco.
Cada um, respeitando o outro e não impondo suas crenças e até mesmo dogmas, poderá colocar suas ideais e conceitos e conseguirá juntar todas as peças deste grande quebra-cabeça que é a vida e atingira um estado de libertação. Cada pessoa é uma semente viva e cada pessoa deve eduzir de si mesma a mensagem da salvação.
______
(*) Uberto A. A. da Gama é teólogo, filósofo, psicanalista e recebeu o título Honoris Causa. Contato: contato@vidya.com.br