Muito mais do que instaurar inquéritos e investigar crimes, o Delegado de Polícia é um importante cargo com diversas atividades que não aparecem em filmes ou séries. Para entender melhor sobre esse cargo público e suas atribuições, continue a leitura!
A profissão do Delegado é dinâmica. Ele pode trabalhar no gabinete, despachando nos autos de um inquérito policial, como também fazer trabalho de campo, cumprindo mandados, por exemplo.
Além de investigar crimes, administram as delegacias, planejam, controlam e coordenam as atividades policiais. Estão incluídas a investigação de atividade criminosa, as prisões, o cumprimento de ordens expedidas pelos juízes, depoimentos e interrogatórios, instauração de inquéritos; são responsáveis por reunir e verificar a veracidade de provas, controlar as medidas para obter provas criminais. Acompanha ainda, quando necessário, exames de perícia e decide pelo indiciamento de um investigado.
O Delegado de Polícia Civil também define as diligências que devem ser realizadas e toma decisões relativas a diversos direitos individuais, tais como liberdade, patrimônio e intimidade do cidadão. Logo, o Delegado pode conceder liberdade provisória com fiança, realizar indiciamento, buscas em indivíduos, expedir mandados de intimação e de condução coercitiva, determinar ação controlada, fazer acordo de colaboração premiada, etc.
Além disso, em se tratando de Polícia Civil, os delegados podem ser os responsáveis por administrar Departamentos de Trânsito (Detrans e Ciretrans), Institutos de Identificação – que emitem os documentos de identidade; Corregedorias, Superintendências e uma enormidade de setores administrativos.
Cumpre esclarecer que o Delegado de Polícia Civil é responsável pela apuração de uma gama enorme de infrações, excluindo-se as de competência do Delegado da Polícia Federal (crimes federais, crimes com repercussão interestadual ou internacional, crimes de tráfico de drogas, etc.).
O Delegado atua em uma posição de liderança que demanda um grande senso de justiça, coragem e autocontrole, além de vasta capacidade de análise, criticidade, comunicação e resistência física. As aptidões pessoais não devem deixar de lado um profundo conhecimento técnico da legislação que rege o seu cargo.