25 DE MAIO DE 2022: DIA DO MASSAGISTA
(*) UBERTO GAMA
Hoje, dia 25 de maio de 2022, comemoramos o dia do massagista.
A massagem configura-se uma das mais antigas terapias do mundo. Desde que se tem conhecimento sobre o tema, compreendemos que a massagem pode ser humana ou mecânica. Quando mecânica, a massagem tem a aplicação da força de artifícios tecnológicos, cadeiras, mesas ou aparelhos que empregam força, vibração e amassamento em diversas partes do corpo nos tecidos macios, tais como músculos, tendões, ligamentos e junções de articulações, com objetivo de estimular a circulação sanguínea, a flexibilidade, relaxamento neuropsíquico, alívio de tensões e traumas, recondução dos movimentos etc.
Não se pode precisar a origem da massagem. Cada país reivindica o seu direito como o responsável pelo surgimento desta antiga terapia. Mas nenhum é totalmente dono ou possuidor exclusivo desta técnica milenar.
Na Índia, encontramos vestígios da antiga cultura Yogarishi e com o Ayurvêda. Já na China, nos confrontamos com técnicas semelhantes na antiga Cultura da Dinastia Song. Nas antigas Grécia e Roma, já tínhamos os banhos públicos e as sessões de massagem diárias. Na Turquia, o hamane era conhecido como banho turco, banho a vapor ou sauna a vapor, também com aplicação de massagem. Já na Rússia, encontramos o russkiy massaz (русский массаж), que é uma massagem que utiliza galhos com folhas de eucalipto e embebecidas em água bastante quente e tais folhas são batidas firmemente sobre a pele seguidas de amassamento e deslizamento.
Enfim, a massagem constitui a com pressão metódica de partes do corpo feita com as mãos ou com instrumentos adequados pelo massagista para cumprir finalidades terapêuticas relaxantes ou estéticas. A massagem alivia dores e a tensão muscular; melhora a circulação, melhora de gestam, atua na ativação do sistema urinário, melhora dores de cabeça, dor no ciático, melhora a impotência sexual, temporária, atua como antidepressivo e elimina gorduras localizadas. Reduzindo as medidas.
No dia de hoje, parabenizamos a todos esses nobres profissionais que trabalham sobre os corpos, moldando-os e terapeutizando-os. Um grande abraço a todos.
___________________
(*) Educador, escritor e jornalista.