08 de maio:
DIA DE BUDA SÁKYAMÚNI
Hoje, dia 08 de maio do ano Domini de 2022, ano 10.732 da Antiga Cultura Rishi, é celebrado em toda a Índia e nos países que praticam o Budismo primordial, o Dia de Buda Sákyamúni, nascido príncipe do Clã dos Sákyas, abdicou dos confortos do lar para abraçar a vida ascética. Através da prática da meditação, ele alcançou e pregou o Dharma entre os seus discípulos.
Buda recebeu o nome de Siddhartha Gautana dado por seu pai, o Rei Suddhodhana Gautana, e por sua mãe, a Rainha Maya, como Siddhartha Gautama, o príncipe herdeiro, e que tornou-se mais tarde, um grande mestre iluminado do mais alto grau de samádhi.
Afirmava Buda: “Vosso sofrimento é meu sofrimento, vossa felicidade é a minha felicidade”.
Buda com sua compaixão que envolve todos os seres, não almeja senão a felicidade humana. Ele amou a todos, assim como os pais amam seus filhos.
As pessoas crêem que Buda nasceu como Princípe e que como monge mendicante trilhou o árduo caminho da iluminação ou samádhi. Não obstante, após longa preparação, Siddhartha atingiu o estado espiritual de satori. E sem a compaixão de Buda os homens se perdem, devem receber os meios da salvação como filhos de Buda.
Buda elevou gradualmente o nível de compreensão das pessoas a ponto de estarem prontas para receber o ensinamento mais elevado, o Sutra de Lótus. Buda ensinou o Sutra de Lótus nos últimos oito anos de sua vida. Ele faleceu placidamente em um bosque de salas em 363 a.C.
Budha nasceu em 463 a.C. e atingiu seu mahasamádhi em 363 a.C. com 80 anos de idade, após transmitir cerimonialmente o Sutra do Lótus Sagrado para todos os seus discípulos.
No dia de hoje, dia de Buda Sákyamúni, elevemos nossa essência espiritual, nossa compaixão e nossa benevolência por todos os seres vivos.
_______________
(*) Escritor, educador e filósofo brasileiro.