05 de maio: Dia Mundial da Língua Portuguesa
Hoje, dia 05 de maio do ano Domini 2022, é celebrado o Dia International da Língua Portuguêsa em todos os países lusófonos: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Timor Leste, e São Tomé e Príncipe entre outros lugares como Macau, na China, Goa na Índia, Damão e Diu também na Índia; Málaca, na Malásia; ilha das Flores, na Indonésia; Batticaloa, no Shri Lanka; e Ilhas ABC no Caribe.
Hoje, no Dia internacional da Língua Portuguêsa comemoramos com muita alegria e orgulho a importância cultural e histórica da comunicação da um idioma que navegou por mares nunca antes navegados, que desbravou oceanos, que enfrentou povos e criou pontes de comunicações na terra e no mar em todos os cantos do planeta.
A língua portuguesa é um idioma privilegiado e de estilo romântico que chegou a longínquas terras em diversos continentes. Extremamente erudita e versada, foi aplicada por Luís Vaz de Camões. E por mar adentro, foi difundida com a coragem e a disposição do então almirante Dom Vasco da Gama, meu antepassado genealógico, condicionada um papel insubstituível no intercâmbio e na união de povos causando a mulculturalidade em diversos países.
Assim, basicamente, todos os países que falam a língua portuguêsa foram colonizados por Portugal, sofrendo, portanto, influência desse país, agregando seus costumes e trocando com as culturas locais. As variações da nossa língua portuguêsa refletem o encontro entre portugueses, povos nativos e imigrantes que habitam cada uma dessas nações.
Dessa forma, hoje, no Dia internacional da Língua Portuguêsa precisamos refletir sobre o nosso idioma pátrio, mesclado com a cultura e a beleza indígena tupi-guarani e tantos outros dialetos já existentes no solo do pau-brasil. A língua portuguêsa foi a ponte de conexão entre a Europa e as terras de Cabral, entre a Europa e as terras do Oriente próximo, médio e longínquo, mesclada e adornado com a variedade e a riqueza idiomática de outros povos nativos.
Hoje é nossa obrigação falar corretamente o nosso idioma, a língua portuguêsa, antes de nos apavonarmos com o inglês, com o espanhol, francês, holandês, alemão ou italiano, e é nossa responsabilidade não adulterarmos ou desmoralizarmos o nosso vernáculo primordial como tem acontecido no Brasil nas últimas décadas.
Hoje, no dia internacional da Língua Portuguêsa devemos ter a consciência de comemorar o reconhecimento mais do que justo de uma língua permanentemente viva e de grande relevância global, cujo berço é Portugal, pátria de Luís Vaz de Camões, o autor de “Os Lusíadas”, e terra dos meus reverenciados antepassados.
_____________________________________
(*) Escritor, educador e filósofo brasileiro.