Feliz dia das mães
UBERTO GAMA (*)
Todos nós, seres humanos, nascemos de uma unidade biológica feminina. Todos nós somos gerados em um corpo feminino. Todos nós somos amamentados por uma mãe, pode até não ser a nossa mãe biológica, mas é uma mãe. Alguém que tem amor e tem o prazer de cuidar e amamentar.
Todos nós crescemos sendo cuidados por uma mulher que pode ser nossa mãe, nossa avó, tia ou até mesmo uma babá que conviverá durante muito tempo de nossas vidas. Contudo, sempre terá a incumbência de ser uma mulher, de ser feminina, de ser mãe.
Todos nós, humanos, somos educados e instruídos inicialmente por nossas mães e, com o tempo, até alguns de nós se entusiasmam com a sua presença esperando encontrar alguém que tenha os cuidados semelhantes nossa mãe teve conosco, em uma formatação comprometida e dedicada.
Muitos de nós, seres humanos, com o crescimento e a maturescência, tem a atenção voltada para outras mulheres e o desejo de estar com elas, tocá-las, cheirá-las e arder de amor. Muitos outros, porém, despertam sua atenção para pessoas do mesmo gênero, mas que também nos conduz à feminilidade e a sensibilidade. Não podemos fugir das polaridades. Não podemos preconceituar.
Todos nós, com o desenvolvimento e o sazonamento de nossas vidas, buscam o conforto do lar e de suas mães em momentos mais difíceis e complicados de nossas vidas.
E por tudo isso e muito mais, no dia de hoje, queremos agradecer profundamente a todas as mães pela sua entrega, dedicação e devoção na construção de uma vida e de um grande amor.
FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MÃES DO BRASIL E DO MUNDO.
______________
(*) Escritor, educador e filósofo brasileiro.