O Exército é incontestavelmente o pai da República e, a República era uma tragédia anunciada para o Brasil, ainda no período imperial. Já nessa época, as elites conspiravam contra o imperador. em um país com muita gente ambiciosa, sedenta por dinheiro e poder. Tão logo, a República fosse proclamada e, as portas dos poderes institucionais da nação fossem abertas para elite civil, evidentemente um sistema corrupto oligárquico iria tomar conta do Estado, assim o foi.
A tão sonhada democracia republicana, trouxe consigo efeitos catastróficos para a nação brasileira. Nação essa, que não participou da escolha, teve seu direito tolido e foi tutelada pelo Exército, inclusive; a sociedade brasileira da época, via a família imperial com bons olhos. A guerra insana entre as elites econômicas e regionais para assumir o controle do poder máximo do país, provocaram consequências desastrosas de instabilidade político-social para o Brasil, esse país, com tanto potencial de crescimento, nunca teve um direcionamento linear em sua trajetória política e administrativa, o que claramente provocou sequências intermináveis de retrocessos estruturais e desordem em sua conjectura política.
Hoje assistimos de forma clara e evidente, o declínio da República e, a nação brasileira aguarda ansiosa para saber se os pais da República (O Exército) irá impor uma estabilidade social, política e institucional, ou, jogará a República que eles deram a nação brasileira, à própria sorte.