Diamante Gigante de 1.000 Quilates é Descoberto no Brasil

0
183

Em Minas Gerais no Brasil, em um achado que já é considerado um dos maiores e mais valiosos da história da gemologia mundial, temos um diamante de 1.003 quilates qur foi encontrado em 2024. Com uma estimativa de valor aproximado de 1 bilhão de dólares, a descoberta já chama atenção de colecionadores, investidores e instituições ao redor do planeta.

Segundo o gemólogo responsável, J.C. Melo, trata-se de uma gema com densidade de 3,5 g/cm³ e dureza 10 na escala de Mohs, comprovando sua autenticidade como diamante natural. Um dos indícios visíveis que chamou atenção logo nos primeiros exames foi a presença de uma estrutura conhecida como “trígono” — um triângulo gravado naturalmente na superfície do cristal, característica marcante de diamantes genuínos.

“A presença do trígono, somada aos testes físicos de dureza extrema e alta densidade, confirmou o que todos esperávamos: estamos diante de um verdadeiro tesouro mineral”, destacou Melo.

Um Gigante Raro
Com mais de 1.000 quilates, o diamante brasileiro entra para a lista dos maiores já encontrados no mundo, rivalizando com pedras históricas como o Cullinan (3.106 quilates, África do Sul) e o Lesedi La Rona (1.109 quilates, Botsuana). No entanto, o que diferencia este exemplar mineiro é sua origem sul-americana e a qualidade excepcional já observada nas primeiras análises.

O Brasil, embora conhecido mundialmente por suas esmeraldas, águas-marinhas e topázios imperiais, agora volta a brilhar no cenário internacional com esse achado monumental no setor diamantífero.

Avaliação e Futuro

Ainda em processo de classificação detalhada, o diamante será estudado em laboratórios especializados para determinar seu grau de pureza, cor, lapidabilidade e potenciais inclusões. Especialistas estimam que, mesmo sem lapidação, seu valor bruto ultrapassa a marca de 1 bilhão de dólares, podendo aumentar caso se confirme uma qualidade gemológica de grau superior.

As informações iniciais foram divulgadas por fontes próximas ao gemólogo J.C. Melo, que conduziu os testes de dureza e densidade, além de examinar as marcas superficiais da pedra.

A expectativa é que o diamante receba um nome oficial e seja apresentado em feiras internacionais de gemas e minerais, onde atrairá a atenção de grandes casas de leilões e museus de história natural.

Imagem: Diamante de 1.003 quilates com marcação natural de trígono visível na superfície.
Fonte: Arquivo pessoal de J.C. Melo

Artigo anterior🎓O Senhor dos Diplomas Falsos
Próximo artigoO que é o Tarifaço dos EUA e por que ele não muda a vida do brasileiro comum
Italu Bruno Colares Oliveira
É um pesquisador renomado, reconhecido e acreditado em mais de 110 países portador de ISNI pela Biblioteca Nacional da Espanha. Possui um QI de 143 percentil 99 (laudado) com registro no Exercito Brasileiro como atirador, colecionador de Armas e Caçador. O mesmo também possui registro no Ibama relacionado a caça com arma de fogo. Trilíngue, Compositor, Músico, Pós Doutor em E-Learning pela UFP- Universidade Fernando Pessoa em Portugal, PhD em Teologia pela California University-USA, Doutor em Ciências da Religião pela UEP ? Universidad Evangelica del Paraguay (processo de reconhecimento iniciado na Universidade Mackenzie), Mestre em Teologia pela Gordon University-USA, possui MBA em Gestão de Recursos Humanos e é Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Einstein. É Pós Graduado em Psicanálise Clínica, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior e Pós Graduado em Teologia pela Faculdade Darwin. Possui Extensão universitária em Direito Arbitral pela Faculdade Darwin e uma Extensão Universitária em Epistolas Paulinas pela Universidade de Harvard-USA. Possui extensão em Empreendedorismo pelo MIT -Massachussets Institute Technology. É Pedagogo pela FATEBOV, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Pan-Americana e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Foi certificado pela Nasa no projeto Ciêntista por um Dia. Entre as honras e recebeu os seguintes títulos honoríficos: Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Cambridge International University-UK, Doutor Honoris Causa em Teologia pela Faculdade Einstein, Doutor em Filosofia de Santo Anselmo de Canterbury College-Chile e Doutor Honoris Causa em Administração pela FIB. Dentre suas atividades destaca-se as seguintes: Teólogo, Pedagogo, Conferencista Internacional, Professor Universitário, Psicanalista, Psicopedagogo, Escritor, Jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil e Empresário. É respeitado por muitos como uma das maiores autoridades acadêmicas no campo da teologia na América Latina. Dr. Italu colares já foi homenageado e reconhecido por diversas instituições no Brasil e no exterior pelos serviços prestados ao planeta com fim de tornar esse mundo melhor. O mesmo foi homenageado em mais de 16 Países sendo os seguintes: Iraque, Venezuela, Chile, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Rússia, Paraguai, Portugal, Brasil, Nigéria, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Líbano, Cuba, Sri Lanka, Vaticano e Itália. O mesmo foi apresentador do quadro Dialogo Teológico no Programa Estúdio Livre na Rede TV todos os Sábados ás 11:00 da manhã (Brasil-Brasília-DF) no ano de 2017. O mesmo produz conteúdo para Radio, TV e Jornais.