A Microsoft tomou medidas para interromper a utilização de chaves de ativação do Windows 7 e Windows 8 como meio de atualização gratuita para as versões mais recentes do sistema operacional. Esta mudança começou a afetar os usuários a partir de quinta-feira (28). Em resumo, se você possui o Windows 7 ou 8, não será possível fazer o upgrade gratuito para o Windows 10 ou Windows 11 utilizando a chave de ativação das versões anteriores.
Neste cenário, uma das alternativas é adquirir uma licença da versão mais recente. No entanto, a atualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11 permanece disponível.
A oferta de atualização sem custos para proprietários de chaves originais do Windows 7/8 começou em julho de 2015, coincidindo com o lançamento do Windows 10. Isso permitia que os usuários instalassem a nova geração do sistema operacional usando as mesmas chaves de ativação que já possuíam. A Microsoft havia anunciado oficialmente o encerramento deste serviço em 29 de julho de 2016.
No entanto, a atualização gratuita para o Windows 11 ainda estava acessível até recentemente, desde que os computadores cumprissem os requisitos mínimos de instalação.
Embora a Microsoft não tenha detalhado os motivos por trás dessa mudança, é possível que esteja relacionada à falta de suporte para as versões mais antigas do sistema operacional, o que torna os computadores vulneráveis a ameaças virtuais.
Apesar do encerramento desse serviço, alguns usuários relataram ainda conseguir atualizar do Windows 7 para o Windows 11 22H2. No entanto, essa opção já não está mais disponível no canal Canary, afetando os testadores. Prevê-se que o bloqueio completo do serviço ocorra nos próximos dias. Por outro lado, a atualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11 permanece válida, desde que o usuário possua uma chave de ativação original e um PC compatível.