CARTA ABERTA A COMUNIDADE ACADÊMICA
Nesse momento em que circulam nas Redes Sociais sobretudo da @revalide e
num site fake jornadorecife.com, com domínio localizado no Estado do Arizona Estados
Unidos, fake news relacionado a Profa. Dra. Débora Araújo Leal. Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8539772285665986. Viemos por meio desta demonstrar o motivo
dos ataques, apesar de estar em tratamento de saúde, desde 2020, por indicação
terapêutica tenho utilizado da Consultoria Acadêmica para auxiliar muitos colegas de
Profissão para as Produções Acadêmicas e Ingresso em Cursos de Mestrado e
Doutorado em diversas instituições, o que de certa forma tem preocupado muitos
empresários do setor, que enxergam na classe dos Professores um celeiro ideal para
crescimento econômico e empresarial. Em momento nenhum a Professora Dra. Débora
entrou em disputa ou aquisição de valores, para indicar os colegas Professores para
estudarem, inclusive atua como Reitora Voluntária da Educaler University – USA,
registrada na Florida https://educaler.us/;
https://search.sunbiz.org/Inquiry/CorporationSearch/SearchResultDetail?inquirytype=E
ntityName&directionType=Initial&searchNameOrder=EDUCALER%20P220000113090
&aggregateId=domp-p22000011309-5d8fcae4-cdac-4152-abd2-
c45a03c53f5f&searchTerm=EDUCALER&listNameOrder=EDUCALER%20P22000011
3090 registrada na Acreditadora https://www.iao.org/UnitedStates-Florida/EDUCALER-
COLLEGE. Não obstante aos colegas estudarem e fazer os cursos com qualidade, a
Professora Dra. Débora Leal, sempre preocupou em indicar e orientar para a Produção
cientifica acadêmica e para o devido Reconhecimento do Curso no Brasil, a
preocupação com a vida de pesquisadora e que todos que ela indicam seja
pesquisadores natos, são apreciados pelas mais de 300 Produções Acadêmicas em
Revistas com Qualis CAPES A e B, bem como livros e participações em diversos
Congressos Nacionais e Internacionais.
• AFETIVIDADE E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO A
CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA
MATEMÁTICA
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13271
Agnaldo Ferreira de Melo, Márcia Colaço Ferreira de Melo, Cleber Tourinho, Débora
Araújo Leal
1470-1480
2024-03-14
• ESTENOSE HIPERTRÓFICA DO PILORO: DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E
MANEJO CLÍNICO EM LACTENTES
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15289
Marcio Antonio Souza Peichinho Filho, Débora Leal Pinheiro, Giovanna Bezerra Santos
de Medeiros, Ana Beatriz Valdivino Cordeiro, Amanda Miguel Santos, Matheus de
Oliveira Ferreira, Matheus de Oliveira Ferreira, João Raphael Calil Lemos Araújo, Hugo
Volponi Pessoti, Larissa Kuhlmann Cunha Peixoto, Maria Constancio Miranda,
Fernanda Alves Carvalho, Laila Borello Costa dos Santos
2480-2486
2024-08-21
• A ARTE DE CRIAR NOVOS POSSÍVEIS: NUANCES PARA A DOCÊNCIA EM
LÍNGUA INGLESA
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15607
Isabel Cristina Neves dos Reis, Débora Araújo Leal
1034-1047
2024-09-05
• PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINAR-APRENDER: O
DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS – EJA
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15040
Lenilde Paim de Oliveira, Débora Araújo Leal
3178-3189
2024-07-30
• QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE: UM CAMINHO IMPERATIVO
PARA A EXCELÊNCIA EDUCATIVA NO SÉCULO XXI
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13776
Francisco de Assis Soares Lima, Edinilson Santos Vieira, Débora Araújo Leal
148-162
2024-05-02
• A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS
DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.15606
Emanuel Soares Pereira, Débora Araújo Leal
1022-1033
2019-12-30
• FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O PAPEL DA
PSICOLOGIA DO AFETO E DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-
APRENDIZAGEM
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13596
Lilian Maria Santos da Silva, Débora Araújo Leal, Márcia Colaço Ferreira de Melo, Cleber
Tourinho, Agnaldo Ferreira de Melo
1599-1617
2024-04-16
• A PRÁTICA DA ESCRITA NA ESCOLA: PROCESSO DE PRODUÇÃO DE
SENTIDO, LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NO 3º ANO DO
ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15038
Adriana Mendes dos Santos, Débora Araújo Leal
3153-3169
2024-07-30
• DO ENSINO EM LINHA AO ENSINO ONLINE: PRÁTICAS (DES)
SINCRONIZADAS NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13845
Carlos de Souza Santos, Debóra Aráujo Leal
101- 115
2024-05-02
• AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E
SUSTENTABILIDADE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS IMPULSIONADOS PELO
ENSINO REMOTO
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15039
Ivonete Moura Barbalho, Débora Araújo Leal
3127-3145
2024-07-30
• A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA LEI BRASILEIRA E NA PRÁXIS
DOCENTE: ESBOÇO PARA UMA ECOLOGIA DAS DIGNIDADES PERMEADA
PELA EVASÃO ESCOLAR
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15044
Sara Saionara Rodrigues Teixeira Ferreira, Débora Araújo Leal
3296-3309
2024-07-30
• A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA VIDA DO SER HUMANO
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13850
Renê da Silva Tolentino, Debóra Aráujo Leal
463-478
2024-05-02
• ALÉM DOS OBSTÁCULOS: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO COMO
PILARES PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13770
Cristiane Cruz e Sousa Biancardi, Débora Araújo Leal
1820-1846
2024-04-30
• A DIALÉTICA NAS FRONTEIRAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA: O JOGO
DIDÁTICO COMO MOLA PROPULSORA PARA PROMOÇÃO DA
APRENDIZAGEM
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15043
Rodnei da Silva Tolentino, Débora Araújo Leal
3272-3286
2024-07-30
• A CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE AFETIVO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
PARA A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA OU
NECESSIDADES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11423
Celine Aparecida Nastroga Mendes, Débora Araújo Leal
3372-3384
2023-10-23
• OLHARES SOBRE A LINGUAGEM EM REDES SOCIAIS E SUAS
INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13851
Glacileide de Andrade Oliveira, Debóra Aráujo Leal
422-434
2024-05-02
• SÍNDROME DE LI-FRAUMENI: UMA VISÃO GERAL SOBRE
PREDISPOSIÇÃO AO CÂNCER E ESTRATÉGIAS DE MANEJO
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15441
Isabela Innecco Areas, Laura Ricardo Fraga, Alessandra Santos Pedrosa, Victor
Drumond Pardini Alhais, Ana Beatriz Valdivino Cordeiro, Jordana Glauce Pereira de
Lucena, João Marcos Costa Quintela, Amanda Miguel Santos, João Raphael Calil
Lemos Araújo, Marcio Antonio Souza Peichinho Filho, Débora Leal Pinheiro, Hialeson
Johnatan de Souza Duarte
3936-3941
2024-08-29
• EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: AMPARO LEGAL E A CONTRIBUIÇÃO DAS
MULHERES
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14933
Maria Fulgência Silva Bomfim, Debóra Aráujo Leal
1527- 1548
2024-07-12
• REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA DE
EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13720
Luciani Sartori Portella, Débora Araújo Leal, Márcia Colaço Ferreira de Melo, Agnaldo
Ferreira de Melo
2656-2668
2024-04-25
• EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCENTES
COM SÍNDROME DE DOWN
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15042
Hildete Oliveira Costa, Débora Araújo Leal
3237-3255
2024-07-30
• A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS
DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.15606
Emanuel Soares Pereira, Débora Araújo Leal
1022-1033
2019-12-30
• A ARTE DE CRIAR NOVOS POSSÍVEIS: NUANCES PARA A DOCÊNCIA EM
LÍNGUA INGLESA
DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15607
Isabel Cristina Neves dos Reis, Débora Araújo Leal
1034-1047
2024-09-05
• Communication and information technologies and teaching the Portuguese
Language: nuances of a public school in Santo Estevão – BA
Rute Araújo Leal, Francisco Roberto Diniz Araújo, Débora Araújo Leal
148-161
2023-05-19
• A new conceptualization of “Business culture” through the analysis of
productive arrangements in northern Capixaba
Yuri Blanco e Silva, Débora Araújo Leal
566-582
2023-06-18
• The sensorially and socially adapted architecture: an analysis of the
environment and its impact on the learning of students with (TEA)
Carine Dantas da Silva, Débora Araújo Leal
12-21
2023-05-19
• Affectivity in mathematics teaching: using playfulness to combat
resistance to new practices in the context of basic education
Agnaldo Ferreira de Melo, Débora Araújo Leal
295-309
2024-07-23
• The relevance of innovative methodological practices in the teaching and
learning process, nuances in a public school in Bahia
Maria da Paz Santos Oliveira, Débora Araújo Leal
91-98
2023-05-19
• “Navigating is necessary” in teaching and on the net, the digital
technologies of information and communication in Education: a study in a
public school in Bahia
Valeria Ferreira Alves, Débora Araújo Leal
173-184
2023-05-19
• Inclusive Education: the fullness of creating new possibilities, an art for
those who learn and a challenge for those who teach
Maria Patrícia Silvia Santos, Débora Araújo Leal
99-110
2023-05-19
• The importance of schooling for minors deprived of liberty in the Juiz de
Melo Matos Socioeducational House
José Guilherme Rodrigues Amorim, Débora Araújo Leal
60-71
2023-05-19
• Changes in knowledge production: connections with the rhizomatic system
through digital communication and information Technologies
Yuri Blanco e Silva, Débora Araújo Leal
1-10
2023-05-19
• Beyond school physical education: pedagogical mediation and the
teaching and learning process
Fernanda Barreto Barreiro, Débora Araújo Leal
49-59
2023-05-19
• On the trails of intertextuality, the legend genre and textual production in
Elementary School
Josilda Borges Moura, Débora Araújo Leal
72-79
2023-05-19
• School inclusion at the crossroads Modern Post: ensuring access,
permanence and learning for students with Special Educational Needs
Marylin Cardoso Henrique, Débora Araújo Leal
123-134
2023-05-19
• Within Special Education, teacher training and profile, lines that connect
and cross in the inclusive school environment
Claudinea de Moura Almeida, Débora Araújo Leal
22-34
2023-05-19
• Weaving networks: technological connections and didactic strategies for
teaching English in a public school in Feira de Santana-BA
Adilson Kleber Mota Cunha, Débora Araújo Leal
80-90
2023-05-19
• Teacher training for the use of digital information and communication
technologies in the classroom, a study in a public school in Bahia
Eliene de Almeida Pinto, Débora Araújo Leal
35-48
2023-05-19
• The spectacle of knowledge and the Psychology of Education in modernity:
under the aegis of the construction of learning
Marilea Andrade Santos, Débora Araújo Leal
111-122
2023-05-19
• Inclusive Education, a process of empathy and cooperation: obstacles to
accessibility in school life and in pedagogical practice
Telma Maria de Souza, Débora Araújo Leal
162-172
2023-05-19
• The politics of racial and social quotas in public universities in Brazil: a
case study at the University of Brasília
Mercia Andrade Oliveira, Débora Araújo Leal
135-147
2023-05-19
pdf
A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS COM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: APRECIAÇÕES DE
UMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA
DEBORA ARAUJO LEAL
O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o processo de ensino e
aprendizagem dos educandos com Deficiência Intelectual numa escola pública da
Bahia, propondo um ensino inclusivo. A metodologia utilizada neste estudo foi
qualitativa, de enfoque descritivo através da pesquisa de campo. Como possíveis
caminhos de apreensão foram observadas as situações nas quais os educandos
encontram-se no tocante a inclusão, bem como o resp[…]
Acessar
pdf
AS CONTRIBUIÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS AO DIREITO À EDUCAÇÃO: A
LEGISLAÇÃO COMO MOLA PROPULSORA PARA INCLUSÃO
DEBORA ARAUJO LEAL
O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições dos Direitos Humanos
ao direito à Educação. A metodologia utilizada foi a qualitativa, para tanto se buscou por
meio de uma pesquisa bibliográfica, como embasamento teórico os seguintes autores:
Ihering (1992), Fischmann (2019), Mazzota (2015), Sarlet (2014), Bobbio (1997), Piaget
(1991) além dos dispositivos legais as Constituições Federais, Lei de Diretrizes e Bases
da Educ[…]
Acessar
pdf
A EQUIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONFORMIDADE COM OS DIREITOS
HUMANOS
DEBORA ARAUJO LEAL
Este artigo bibliográfico tem o objetivo de examinar a importância da equidade na
educação inclusiva em conformidade com os direitos humanos. A educação inclusiva
busca garantir igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos,
independentemente de suas características individuais ou necessidades especiais.
Além disso, está em consonância com os princípios e direitos fundamentais
estabelecidos pelos instrumentos internacion[…]
Acessar
pdf
CURRÍCULO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TENDÊNCIAS, DESAFIOS E
PERSPECTIVAS
DEBORA ARAUJO LEAL
Este artigo bibliográfico aborda o tema do currículo e educação inclusiva, analisando
suas tendências, desafios e perspectivas. A educação inclusiva busca garantir o acesso,
a participação e o sucesso de todos os estudantes, independentemente de suas
diferenças e necessidades, promovendo uma educação equitativa e de qualidade para
todos. Além disso, são exploradas as perspectivas futuras para a educação inclusiva e
o currículo. E[…]
Acessar
pdf
APONTE O CAMINHO OU A PONTE E O CAMINHO: OLHARES INCLUSIVOS PARA
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E OS DESAFIOS DA
PERMANÊNCIA DOS DISCENTES NA ESCOLA
DEBORA ARAUJO LEAL
O presente estudo tem como tem como objetivo analisar a importância e os impactos
do Programa Bolsa Família no auxílio à inclusão social de famílias em situação
vulnerabilidade social, no contexto educacional de uma escola pública da Bahia. A
metodologia utilizada neste estudo foi qualitativa, de enfoque descritivo através da
pesquisa de campo. As políticas educacionais fazem parte do grupo de políticas públicas
sociais do país. Des[…]
Acessar
pdf
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA ALINHADA AOS JOGOS DIDÁTICOS NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
FUNDAMENTAL I
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O presente estudo busca analisar como as contribuições da Psicopedagogia alinhada
ao uso dos jogos matemáticos interferem na construção do saber matemático no Ensino
Fundamental I, a questão norteadora desta investigação está estruturada em: De que
maneira as contribuições da Psicopedagogia alinhada ao uso dos jogos matemáticos
interferem na construção do saber matemático no Ensino Fundamental I, por objetivos
específicos, traço[…]
Acessar
pdf
A DIALÉTICA NAS FRONTEIRAS DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS SALAS DE
RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO PROPULSORAS À PROMOÇÃO DO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O presente estudo é exponenciado nas contribuições das Salas de Recursos
Multifuncionais para a promoção do Atendimento Educacional Especializado no cenário
de inclusão escolar, a questão norteadora desta investigação está estruturada em: De
que maneira as contribuições das SRM interferem na promoção do AEE no cenário de
inclusão escolar? Nesse sentido traçou-se como objetivo geral da pesquisa: Analisar
como as contribuições d[…]
Acessar
pdf
A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DOCENTE, LINHAS QUE SE CONECTAM
E SE CRUZAM NO AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação, e objetiva
analisar o perfil do docente na Educação Especial num município baiano, mediante sua
formação inicial e continuada, visando enxergar a inclusão no contexto escolar. Busca-
se também trazer um pouco da História da Educação Inclusiva no Brasil, bem como
destaca os marcos legais nacionais e internacionais. Compreende-se que não apenas
as pessoas com defi[…]
Acessar
pdf
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, UM PROCESSO DE EMPATIA E COOPERAÇÃO: OS
ENTRAVES À ACESSIBILIDADE NO CONVÍVIO ESCOLAR E NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação e objetiva é
analisar como é compreendida a Educação Inclusiva, bem como, evidenciar o conflito
existente e apontar alternativas positivas que facilite uma atitude à prática pedagógica
Inclusiva na rede de ensino numa escola pública baiana. E mais especificamente:
Identificar como é compreendida educação inclusiva, pela SEDUC, pelo CME e pelos
profissionais da e[…]
Acessar
pdf
A CONTEMPLAÇÃO DO CONHECIMENTO E A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA
MODERNIDADE: SOB A ÉGIDE DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação e objetiva
analisar como é compreendida a contemplação do conhecimento e a Psicologia da
Educação na modernidade: sob a égide da construção da aprendizagem, esta pesquisa
é qualitativa de cunho bibliográfico. A escola precisa ultrapassar a habilidade de
classificar a criança quanto à capacidade de aprender, estendendo sua atuação, no
sentido de diagnosticar a[…]
pdf
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A PLENITUDE DE CRIAR NOVAS NUANCES, UMA ARTE
PARA QUEM APRENDE E UM DESAFIO PARA QUEM ENSINA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação e aborda a
educação inclusiva sob o olhar prático e cotidiano, na contemporaneidade de um mundo
globalizado, com a facilidade de se obter todas e quaisquer informações, a escola
deixou de ser o principal agente da Educação. O objetivo desse estudo é fazer uma
breve reflexão sobre a importância da inclusão de alunos com necessidades
educacionais especiais na esco[…]
Acessar
pdf
A ARQUITETURA SENSORIALMENTE E SOCIALMENTE ADAPTADA: UMA
APRECIAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZADO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM
PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação e aborda as
ligações entre autismo e espaço construído, temática em plena ascensão no meio
científico em todo o mundo. A pesquisa se constitui numa análise sócio espacial entre o
ambiente de aprendizagem projetados para pessoas dentro do espectro autista.
Paralelamente aos estudos de tratamento para o autismo surgiram as pesquisas que
indicavam a influência do am[…]
Acessar
pdf
OS DESAFIOS DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O presente texto tem o objetivo de analisar as dificuldades no processo de ensino e
aprendizagem encontradas por discentes e professores nos anos iniciais do ensino
fundamental. Para isso, refletiremos sobre as dificuldades de aprendizagem mediante a
variação de ensino, ou seja, os obstáculos enfrentados pelos discentes no Ensino
Fundamental I nos primeiros anos letivos e, consequentemente, percebendo a realidade
diária do aluno na sala de au[…]
Acessar
pdf
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O
TRABALHO DOCENTE
DÉBORA ARAÚJO LEAL
A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar o uso da literatura infantil na
escola e suas contribuições para o processo de aprendizagem na infância. A pesquisa
surgiu a partir do seguinte questionamento: De que forma o trabalho com a literatura
infantil na escola contribui para o processo de aprendizagem da criança? Na
metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica
sobre os autores e temas […]
Acessar
pdf
A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL, NUANCES NO
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação, e objetiva
investigar como são abordadas as variedades e diversidades linguísticas e quais as
suas implicações no ensino da Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos,
nas escolas da rede municipal de Dias d’Ávila – Bahia. Faz-se necessário reconhecer a
existência de muitas variedades linguísticas diferentes é de fundamental importância
para que o en[…]
Acessar
pdf
A PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Esse trabalho discute a psicomotricidade na educação infantil de forma a entender a
importância que ela representa na vida estudantil das crianças desde os anos iniciais,
uma temática que relaciona a importância de uma prática que une movimento corporal
ao raciocínio cognitivo no processo de aprendizagem unindo conhecimentos do corpo e
da mente de forma interligada. Como objetivo apresentou o interesse de entender a
concepção docente so[…]
Acessar
pdf
O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS NO TRABALHO COM O TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) compreende um transtorno de
neurodesenvolvimento que pode comprometer a comunicação e as habilidades sociais.
Este estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura de evidências qualitativas.
As bases científicas utilizadas foram DOAJ, Web of Science e Google Scholar. Para
essa revisão, 10 artigos foram selecionados. Os recursos educacionais identificados
foram: treinamento em habilidades soci[…]
Acessar
pdf
CONVERSA AO PÉ DO FOGÃO: SUBSÍDIOS AFETIVOS E PEDAGÓGICOS PARA A
VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Na contemporaneidade vem ocorrendo uma série de cobranças, a família questiona a
escola por ela ser responsável pelo ensino e a escola questiona a família pelo fato de
que, alguns alunos não conseguem aprender, e a escola em meio a esse embate afirma
que é o resultado da falta da intervenção da família no acompanhamento do
desenvolvimento da aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo investigar como
a família pode contribuir para o […]
Acessar
pdf
OS PASSAGEIROS DA NOITE E AS TESSITURAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS NO BRASIL: QUEM NÃO SABE LER, NEM ESCREVER PEDE FAVOR. ATÉ
QUANDO?
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Esta pesquisa de campo teve como objetivo geral pontuar alguns indicadores formativos
referentes ao processo de ensino-aprendizagem da educação de jovens e adultos
tomando como referência seus desafios e possibilidades em uma escola de rede pública
da Bahia. Seus objetivos específicos classificam-se por refletir o processo histórico
sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na contemporaneidade, detectar as
principais dificuldades encont[…]
Acessar
pdf
FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NOS
TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Esta pesquisa teve caráter descritivo de natureza exploratória com uma abordagem
qualitativa e quantitativa tratou-se de uma pesquisa de campo. Com o objetivo de
estudar e responder sobre a importância da Educação Continuada enfrentados nos
tempos de pandemia. Foram aplicados os questionários à Universitários da Rede
Privada da Bahia durante o ano de 2020. A educação é construção dos sujeitos, fruto
de heteronomia social, cultural, a[…]
pdf
EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DA NECESSIDADE DE UM SISTEMA
EDUCATIVO PARA MULHERES TRABALHADORAS RURAIS
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este estudo é fruto da pesquisa de Doutorado em Educação e objetiva compreender a
importância da Educação no campo tendo em vista a necessidade de um sistema
educativo para mulheres trabalhadoras rurais, é salutar e notório a ausência de recursos
do Estado para a Educação Rural. A Educação no campo nos remete a uma reflexão
sobre os problemas estruturais que produzem as diversas desigualdades que a
educação brasileira apresenta e […]
Acessar
pdf
O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NA ÁREA HOSPITALAR: UMA REVISAO DE
LITERATURA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo mostrar a
importância do pedagogo no ambiente hospitalar para o desenvolvimento e recuperação
das crianças e adolescentes que encontram-se nesse ambiente. A pedagogia hospitalar
é uma área da Educação que tem como objetivo auxiliar na recuperação de crianças e
jovens hospitalizados. Dessa maneira é possível também diminuir o impacto causado
pelo tempo fora d[…]
Acessar
pdf
CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE PARA O ATENDIMENTO
NEUROPSICOPEDAGÓGICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO
AUTISMO (TEA)
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Visando contribuir com a discussão que circundam a inclusão de crianças portadoras
do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presente trabalho tem como interesse
aprofundar-se acerca das problemáticas que essas crianças enfrentam ao ingressarem
no contexto escolar, tendo como enfoque a prática docente como instrumento de
inclusão, considerando a preocupação dos pedagogos já atuantes, como também a dos
que recém formados em reproduzir[…]
Acessar
pdf
ALICERCES DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRAVÉS DA GEOMETRIA
MATEMÁTICA: TESSITURA DA ETNOMATEMÁTICA PRESENTE NAS OLARIAS DE
MARAGOGIPINHO – ARATUÍPE/BA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este estudo é fruto da pesquisa de Doutorado em Educação e se inclina sobre um
estudo de caso etnográfico nas olarias da comunidade Distrito de Maragogipinho –
Aratuípe BA e nas práticas pedagógicas da Escola Professor Edivaldo Machado
Boaventura que tem como objetivo geral Investigar a interface cultural da Matemática
Geométrica tradicional (Moderna) ensinada na escola com a Matemática Geométrica da
Cultura do Barro produto cultural-a[…]
Acessar
pdf
A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Contar histórias, brincar de advinha, imitar animais, promover jogos são atividades que
fazem parte da infância, do mundo da criança. Este trabalho propõe-se a analisar a
importância de atividades lúdicas na educação infantil, uma vez que as atividades
lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio da criança e para a construção
dos conhecimentos, já que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da
imaginação, da f[…]
Acessar
pdf
A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA PARA O PANORAMA ESCOLAR: A
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O PRESENTE ESTUDO É EXPONENCIADO NAS CONTRIBUIÇÕES DA
PSICOPEDAGOGIA PARA O CENÁRIO ESCOLAR ELENCANDO A PARTICIPAÇÃO
DA FAMÍLIA NA PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA, A QUESTÃO NORTEADORA
DESTA INVESTIGAÇÃO ESTÁ ESTRUTURADA EM: DE QUE MANEIRA AS
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA ALINHADAS À PARTICIPAÇÃO DA
FAMÍLIA INTERFEREM NO CENÁRIO ESCOLAR COM VISTAS À PROMOÇÃO DA
LECTOESCRITA? NESSE SENTIDO TRAÇA-SE COMO OBJETIVO GERAL DA
PESQUIS[…]
Acessar
pdf
A SOCIOEDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O PROCESSO DE
RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES CUMPRIMDO MEDIDA, NA CASES ZILDA
ARNS, EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR SOBRE A SOCIOEDUCAÇÃO NA
PERSPECTIVA INCLUSIVA NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE
ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDA SOCIOEDUCATIVA, NA CASE ZILDA ARNS,
EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA. SEU OBJETO DE ESTUDO CENTRA-SE NA
ANÁLISE E REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO PARA OS PRIVADOS DE LIBERDADE SOB
A ÓTICA DOS ALUNOS DA INSTITUIÇÃO, LOCALIZADA EM UM BAIRRO
PERIFÉRICO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA, NA BAHIA. A PESQUISA TEVE
COMO[…]
Acessar
pdf
NÃO MEXA COMIGO EU NÃO ANDO SÓ: OS DES (CAMINHOS) PEDAGÓGICOS DA
TRAVESSIA DOCENTE NO ENSINO DAS AFRICANIDADES
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O PRESENTE ARTIGO COMPACTUA DA NECESSIDADE DE ENTENDERMOS
MELHOR AS AFRICANIDADES NO CURRÍCULO ESCOLAR LEVANDO EM
CONSIDERAÇÃO AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E A IMPORTÂNCIA DESSA
DISCIPLINA NA ESCOLA, A QUAL SE CARACTERIZA PELA COMPLEXIDADE EM
VISTA DO REFERENCIAL SÓCIO HISTÓRICO E CULTURAL EM QUE SE QUALIFICA
O ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
BRASILEIROS. ESTA É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM
QUALITATIVA.[…]
Acessar
pdf
TEORIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS VERSUS FORMAÇÃO DOCENTE E
INCLUSÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DÉBORA ARAÚJO LEAL
ESTE ARTIGO PROPÕE-SE A TRAÇAR REFLEXÕES SOBRE AS TEORIAS
PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS VERSUS FORMAÇÃO DOCENTE E
INCLUSÃO, TRATA-SE DE UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO. ESTA É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM
QUALITATIVA. HISTORICAMENTE O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL E
EDUCACIONAL TEM REPERCUSSÃO GLOBAL E LUTA PELA GARANTIA DOS
DIREITOS A EDUCAÇÃO DE QUALQUER PESSOA INDEPENDENTE DE SUA
CONDIÇÃO SOCIOCULTURAL, BIO[…]
Acessar
pdf
OS CICLOS DE APRENDIZAGEM EM BRASÍLIA E SEU CONTEXTO DE AMPLIAÇÃO
(1963 – 2014)
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A HISTÓRIA DOS
CICLOS DE APRENDIZAGEM NA SUA TRAJETÓRIA EM BRASÍLIA: SUA
IMPLANTAÇÃO E O SEU CONTEXTO DE AMPLIAÇÃO, ESPECIALMENTE EM 2013,
REFERE-SE A UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO. A ORGANIZAÇÃO
ESCOLAR EM CICLOS NO DECORRER DA HISTÓRIA FOI VISTA COMO UM
RECURSO PARA A MODERNIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. SERIAM OBJETIVOS INICIAIS
DOS CICLOS: A REDUÇÃO DA SELEÇÃO ESCOLAR, BASEADO NO DESEMPE[…]
pdf
UM NOVO TEMPO: A PANDEMIA DA COVID 19 E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
DÉBORA ARAÚJO LEAL
ESTE ARTIGO BUSCA ANALISAR COMO A EDUCAÇÃO REMOTA TÊM
INTERFERIDO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DESTINADA AOS
EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS EM UM MUNICIPIO BAIANO. É UMA PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E UM ESTUDO DE CASO. O
PERCURSO REFLEXIVO EMPREENDIDO NO DECORRER DE ANOS EM ATUAÇÃO
NO CONTEXTO EDUCACIONAL, NOS FEZ PERCEBER QUE A PROBLEMÁTICA EM
TORNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É MUITO DESAFIADORA, TENDO
EM V[…]
Acessar
pdf
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR
SENSÍVEL E REFLEXIVO
DÉBORA ARAÚJO LEAL
A AVALIAÇÃO COMPREENDE UM PROCESSO CONTÍNUO, QUE PERPASSA TODA
AÇÃO CONSCIENTE, REFLEXIVA E INTENCIONAL DO PROFESSOR. SENDO
PARALELA À AÇÃO DOCENTE, ASSUME CARÁTER DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE,
REGULANDO, GRADATIVAMENTE, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
NO TOCANTE À AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, O PROFESSOR ASSUME
UM PAPEL DE MEDIADOR, OBSERVADOR, DIALÓGICO E REFLEXIVO,
ESTABELECENDO VÍNCULOS INTELECTUAIS E AFETIVOS, POR MEI[…]
Acessar
pdf
O AFLORAR DA RAZÃO: OS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO ELEMENTOS DA
INTERCULTURALIDADE
DÉBORA ARAÚJO LEAL
ESTE ARTIGO BUSCA ANALISAR COMO A CONJUNTURA NACIONAL E O CENÁRIO
POLÍTICO E HISTÓRICO DO BRASIL NO QUAL OS MOVIMENTOS SOCIAIS ESTÃO
INSERIDOS DEMONSTRAM QUE O INDIVÍDUO OU O COLETIVO PRECISAM SER
COMPREENDIDOS DE MODO ISOLADO E NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL. É
UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O PRESENTE
ARTIGO ANALISA OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA PERSPECTIVA DE GOHN (2010),
DOS PRINCÍPIOS LEGISLATIVOS PRESENTES NOS CONCEITOS[…]
Acessar
pdf
A ARTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: OLHARES E
REPRESENTAÇÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O ESTUDO EM VOGA PARTE DO PRESSUPOSTO QUE O PROCESSO DE
APRENDIZAGEM OCORRE MODO PESSOAL, NO QUAL O ALUNO ADQUIRI
CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS, QUE INFLUÊNCIA NAS
APRENDIZAGENS FUTURAS, POR ESTE SER UM PROCESSO DE CARÁTER
COGNITIVO-CONSTRUTIVISTA, TRANSFORMA COMPORTAMENTOS, NESTE VIÉS
PEDAGÓGICO A ARTE ASSUME UMA FUNÇÃO PRIMORDIAL. ESSE ARTIGO TEM
COMO OBJETIVO GERAL RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO
INFANTIL AO 1º […]
Acessar
pdf
ENTRE O IDEAL E O REAL: FAMÍLIA E ESCOLA, UMA PARCERIA POSSÍVEL
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O ESTUDO EM VOGA OBJETIVA INVESTIGAR COMO A FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR
PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS FILHOS AO LONGO DO
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. NORMALMENTE OS
EDUCADORES AFIRMAM QUE PARA A CRIANÇA OBTER UMA BOA
APRENDIZAGEM É NECESSÁRIO QUE ELA VIVA EM UM AMBIENTE SAUDÁVEL
QUE ESTIMULE O SEU DESENVOLVIMENTO, DE MODO QUE VENHA CONTRIBUIR
PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS POTENCIALIDADES. PARA REALIZAÇÃO
DESTE ESTUD[…]
Acessar
pdf
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA EM AULAS DE MODELAGEM
GEOMÉTRICA UTILIZANDO AS TICS COMO APORTE AO USO DE METODOLOGIAS
ATIVAS
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DA PESQUISA EM ANDAMENTO DO MESTRADO
EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA ANALISAR COMO O SOFTWARE
GEOGEBRA CONTRIBUI PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA
PLANA E ESPACIAL, NA DISCIPLINA MODELAGEM GEOMÉTRICA NUMA
PERSPECTIVA CRIATIVA E TRANSFORMATIVA DA TIC, TENDO COMO MODELO
EDUCATIVO O USO DE METODOLOGIA ATIVA. E POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS,
TRAÇOU-SE: DESTACAR OS ASPECTOS HISTÓRICOS METODOLÓGICOS DO
ENSINO[…]
Acessar
pdf
USO DE REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM
CONEXÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA
REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SALVADOR – BAHIA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DA PESQUISA EM ANDAMENTO DO MESTRADO
EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA ANALISAR O USO DAS
REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM CONEXÃO COM
AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE PÚBLICA
ESTADUAL DE SALVADOR-BAHIA, AO ESTIMULAR SUA LEITURA CRÍTICA E
CONTEXTUALIZAÇÃO, FACILITANDO ASSIM, NÃO SÓ A COMPREENSÃO DA
LINGUAGEM CIENTÍFICA INERENTE À BIOLOGIA COMO A APRENDIZAGEM DO[…]
Acessar
pdf
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA DÁDIVA E RECIPROCIDADE:
NUANCES PEDAGÓGICAS NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL A CRIANÇA E AO
ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI/BA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O ESTUDO ORA APRESENTADO É FRUTO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM
EDUCAÇÃO E TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO
CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL A CRIANÇA E O ADOLESCENTE (CAIC) E SUAS
IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, COMO TAMBÉM NAS
RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.
METODOLOGICAMENTE ANCORADO NA PESQUISA DE ABORDAGEM
QUALITATIVA, DE CUNHO ETNOGRÁFICO, PARTE-SE DO SEGUINTE
QUESTIONAMENTO: O PROBLEM[…]
Acessar
pdf
A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA IMPORTANTE NO PROCESSO DE
FORMAÇÃO DO EDUCANDO
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O PRESENTE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROPÕE UMA DISCUSSÃO
ACERCA DO TEMA FAMÍLIA E ESCOLA, TRATANDO DA FAMÍLIA COMO ESPAÇO DE
ORIENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM INDIVÍDUO, POIS, A
MESMA DEVE PROMOVER JUNTAMENTE COM A ESCOLA UMA PARCERIA, A FIM
DE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. O REFERIDO
TRABALHO PRETENDE ABORDAR QUAL É O PAPEL DA FAMÍLIA E ESCOLA NO
DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS. PORTANTO, NELE […]
Acessar
pdf
INCLUSÃO ESCOLAR NO SÉCULO XXI: O DESAFIO DAS INTERAÇÕES
DÉBORA ARAÚJO LEAL
A PRESENTE PESQUISA PROPORCIONOU UM ESTUDO A RESPEITO DO TEMA
INCLUSÃO ESCOLAR E ANALISAR OS TERMOS QUE ASSEGURAM O ALUNO COM
NECESSIDADES ESPECÍFICAS E OS FATORES INVIABILIZADORES AO
DESCUMPRIMENTO DA LEI DE N°9.394/96, A QUAL FOI FUNDAMENTADA
GARANTIR OS DIREITOS ASSISTIDOS A ESTE ALUNO, DESDE O SEU
SURGIMENTO NA DÉCADA DE 70 ATÉ OS DIAS ATUAIS, ABORDANDO O DIREITO
À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE QUALIDADE EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO,
GARAN[…]
Acessar
PDF
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO ONLINE
PARA SURDOS.
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O objetivo desse trabalho foi investigar a importância e o uso da língua brasileira
de sinais na educação de surdos em um contexto de educação online. A
metodologia empregada para elaboração deste trabalho tem enfoque qualitativo;
adotamos a pesquisa bibliográfica como meio de adquirir informações
conceituais e teóricas necessárias ao estudo do tema. Para tanto, recorremos a
livros, dissertações e artigos em periódicos científica[…]
Acessar
PDF
AVALIAÇÃO MEDIADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este artigo é resultado de uma revisão de literatura que buscou compreender a
importância da avaliação mediadora no contexto da Educação Especial. Para
tanto elencamos o adjacente problema de pesquisa: Como a bibliografia aborda
sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da educação especial? Para
responder a esta problemática traçou-se os seguintes objetivos: Compreender
como a literatura recente concebe a Avaliação Mediadora […]
Acessar
PDF
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-
APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O jogo constitui-se num instrumento pedagógico indispensável no contexto
educacional, pois contribui no processo de ensino-aprendizagem de maneira
muito significativa, dinâmica e prazerosa. Este estudo busca fazer uma breve
reflexão sobre as contribuições que os jogos didáticos apresentam ao ensino,
desenvolvendo no sujeito a aquisição de habilidades intelectuais e motoras além
de competências necessárias à vida adulta. Possui em sua[…]
Acessar
PDF
CONTAR HISTÓRIAS: A ARTE DE ENCANTAR, ESTRATÉGIAS E NUANCES
NA FORMAÇÃO DOCENTE
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este trabalho apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa de
caráter etnográfico com ênfase na autobiografia. Os conhecimentos construídos
passam pela biografia de uma educadora e por estudos bibliográficos. Tem como
objetivo geral o intuito de compreender a relação existente entre a arte de contar
histórias e a formação docente. Foi adotada uma metodologia de cunho
qualitativo, que tem como método a autobiografia. Cons[…]
Acessar
PDF
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
O objetivo do presente artigo é analisar a transição do paradigma da educação
especial no modelo segregado à perspectiva da educação inclusiva no Brasil. O
artigo de Glat e Fernandes (2005) foi adotado como texto base para a discussão
por abarcar cronologicamente as principais mudanças ocorridas no paradigma
da educação voltada para as pessoas com necessidades diferenciadas. Na
contemporaneidade, a inclusão, em todo sistema educativo[…]
Acessar
PDF
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: INTERFACES DE UMA PROPOSTA
POLÍTICA E DE FORMAÇÃO DOCENTE
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este artigo é o resultado de uma pesquisa que buscou compreender as
interfaces do Programa Mais Educação (PME) na conjuntura atual brasileira.
Para tanto, enfatiza as concepções políticas e de formação que esse programa
possibilita, em especial, aos docentes que estão inseridos no programa, bem
como aqueles que convivem, mesmo que indiretamente, com a dinâmica de uma
escola com proposta de tempo integral. Com o intuito de subsidiar a di[…]
Acessar
PDF
A ARTE DE CRIAR NOVOS POSSÍVEIS: A EXPRESSÃO PLÁSTICA COMO
FORMA DE PROMOVER A CRIATIVIDADE NAS CRIANÇAS
DÉBORA ARAÚJO LEAL
A criatividade se configura como algo imprescindível para o desenvolvimento
humano, assim as crianças desde pequenas precisam ser estimuladas a
desenvolver seu potencial criador, desta forma por meio da Arte é possível
oferecer a criança um ambiente possível para que este fato ocorra. Partindo
deste pressuposto esta pesquisa trata-se de uma investigação decorrente de
como a expressão plástica pode ser utilizada dentro do ambiente escola[…]
Acessar
PDF
NAS TRILHAS DA DIMENSÃO DA ARTE: SABERES DE EDUCADORES DE
UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ESTEVÃO – BA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este artigo tem como objetivo conhecer a dimensão da Arte pensada por
professores, coordenador e diretor de uma escola pública de Santo Estevão –
Bahia. Apresentamos, inicialmente, um breve histórico do Ensino da Arte no
Brasil, dando ênfase às formas que esta foi vista em diferentes tempos e suas
contribuições na proposta de aprendizagem. Pesquisa de cunho qualitativa o
campo de estudo refere-se ao recorte espacial que corresponde à a[…]
Acessar
PDF
AS MARCAS DA LIBERDADE: COMPREENDENDO OS ASPECTOS
IDENTITÁRIOS DE GÊNERO E RAÇA DA IRMANDADE DA BOA MORTE DE
CACHOEIRA – BA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este estudo é um recorte do trabalho de conclusão do curso de História da
Universidade do Estado da Bahia. O objetivo é discorrer sobre a Irmandade da
Boa Morte, compreendendo os aspectos de gênero e raça a qual emana o
enriquecimento cultural da cidade de Cachoeira, as diversidades e o valor de
suas peculiaridades no tocante aos processos de formação de identidade, para
a construção de uma cidadania mais crítica e mais participativa, […]
Acessar
PDF
O DESCORTINAR DA DEFICIÊNCIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL: VIVÊNCIAS
DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FEIRA DE SANTANA-BA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este estudo é um recorte do trabalho de conclusão de curso da Especialização
em Educação Especial realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana.
As discussões relativas à educação sexual e a inclusão de pessoas com
necessidades educativas especiais nos espaços escolares, surgiram no inicio do
século XX, e somente na década de 1980 tornaram-se urgentes devido às
mudanças ocorridas na sociedade como as altas taxas de gravid[…]
Acessar
PDF
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS MÃES DAS CRIANÇAS COM
SÍNDROME DE DOWN DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS
EXCEPCIONAIS – APAE DE SANTO ESTEVÃO-BA
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este artigo se debruçará sobre as representações sociais das mães das crianças
com síndrome de down da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –
APAE de Santo Estevão-BA. E objetiva capturar as representações sociais das
mães de crianças com síndrome de down, da APAE de Santo Estevão, bem
como cartografar as condições sócio demográficas das mães de crianças com
síndrome de down, da APAE de Santo Estevão além de anali[…]
Acessar
PDF
FORMAÇÃO DOCENTE: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE
EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA NO PERÍODO DE 2015
A 2016
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este estudo de natureza qualitativa é fruto da Tese de Doutorado em Educação
e objetiva compreender a importância da formação docente no contexto de
escolarização de educandos com deficiência. Demonstra o descortinar da
educação especial no cenário educacional brasileiro, considerando que: A
educação conduz ao conhecimento e à formação humana e, por isto, interage
com a sociedade. Objetivou-se sob a ótica das educadoras do Centr[…]
Acessar
PDF
REFLETINDO SOBRE DIFICULDADE EM APRENDER MATEMÁTICA:
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO DISCENTE
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este artigo se debruçará sobre as dificuldades que os discentes do Ensino Médio
da cidade de Camaçari-BA possuem em aprender Matemática. Asseguramos
que uma grande parcela dos estudantes apresenta baixo nível de proficiência
em relação à Matemática, como podemos verificar, por meio das avaliações que
se realizam em âmbito nacional com o propósito de averiguar o nível de
proficiência dos alunos nesta área do conhecimento. Dentre […]
Acessar
PDF
(RE) PENSANDO A EDUCAÇÃO SEXUAL DE DISCENTES CADEIRANTES:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR DO CENTRO DE
EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE
SANTANA – CEB/UEFS
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Este artigo propõe-se a traçar reflexões sobre a educação sexual de discentes
cadeirantes do CEB/UEFS. Esta é uma pesquisa qualitativa. As discussões
relativas à educação sexual e a inclusão de pessoas com deficiência nos
espaços escolares, surgiram no inicio do século XX, e somente na década de
1980 tornou-se urgente devido às mudanças ocorridas na sociedade como as
altas taxas de gravidez na adolescência e o aumento do número[…]
Acessar
PDF
A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS EDUCANDOS DO 1º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DÉBORA ARAÚJO LEAL
Ao analisar o uso da Consciência Fonológica nas produções textuais dos alunos
primeiro ano do Ensino Fundamental do Educandário Rosa Maria, situado no
bairro Sitio Novo, na cidade de Feira de Santana, na Bahia, percebemos que, a
reflexão fonológica é um fator importante para a aquisição da linguagem, por que
através dela a criança passa a perceber que a escrita não é o espelho da fala.
Para tanto, buscamos realizar uma pesquisa qual[…]
Os links acima, são apenas alguns dos diversos artigos que a Professora Dra. Débora
Leal, vem contribuindo no mundo acadêmico para a disseminação do saber. Presentes
não só em livros e Palestras, mas também nos livros que produziu principalmente
durante a quimioterapia.
https://clubedeautores.com.br/livros/autores/debora-leal
https://clubedeautores.com.br/livro/-linguagens-e-suas-tecnologias
https://clubedeautores.com.br/livro/desenho-entre-luzes-e-becos
https://clubedeautores.com.br/livro/as-marcas-da-liberdade-2
https://clubedeautores.com.br/livro/entre-o-real-e-o-virtual-2
https://clubedeautores.com.br/livro/vivencias-que-permeiam-a-hospitalizacao-infantil
https://clubedeautores.com.br/livro/a-participacao-e-um-convite-e-a-escuta-um-desafio-
representacoes-docentes-sobre-as-travessias-da-praxis-pedagogica
https://clubedeautores.com.br/livro/a-historia-a-um-clique-2
https://clubedeautores.com.br/livro/a-arte-de-avaliar-novos-possiveis-2
PUBLICADO: http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/resumo.php?idtrabalho=445
ARTIGO PUBLICADO: http://siimuseologia.wixsite.com/siim/comunicacoes-orais-e-
posteres
ARTIGO PUBLICADO: http://www.uesb.br/eventos/cbpn/gt/TRABALHOS-PARA-
APRESENTACAO-GT-01.pdf
ARTIGO PUBLICADO: http://www.cintedi.com.br/pdf/comunicacao.pdf
BLOG: http://uniaoibericauneb2011.blogspot.com.br/
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=M3cccAKoVgo
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=ezypbkIRY-s
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=6E5QMdbumMI
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=qSwALFn6Jk8
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Cxp3Z3kpC_8
Deste modo na situação em que nos encontramos precisamos refletir sobre a disseminação das fakes News, reconhecendo a como um ataque a democracia e aos Pesquisadores que lutam pela a Educação de qualidade do nosso País. Nem sempre é possível avaliar as dimensões de uma fake News, mas é possível construir um pensamento sobre a responsabilidade que estes recursos representam para comunidade acadêmica.
IMAGENS DO DOCUMENTO
CARTA ABERTA A COMUNIDADE ACADÊMICA DRA. DÉBORA LEAL – PDF ORIGINAL