Grandes empresas do setor de streaming, como Netflix, Paramount+, HBO Max, Disney+ e Warner Bros, uniram forças para criar a Streaming Innovation Alliance (SIA). Segundo o site da iniciativa, a Aliança de Inovação em Streaming tem como objetivo promover políticas inteligentes e, em essência, é uma coalizão que visa enfrentar as ameaças regulatórias que o setor enfrenta. A pressão para regulamentar os serviços de streaming está aumentando à medida que a migração da televisão para o ambiente digital ganha impulso.
Atualmente, emissoras locais estão buscando que a Comissão Federal de Comunicações (FCC) imponha regulamentações, alegando que uma lacuna na legislação coloca em risco sua capacidade de distribuição nos serviços de streaming.
A Aliança enfatiza que não utiliza recursos públicos, como faixas de frequência ou espectro de transmissão, e, portanto, não está sujeita ao tipo de regulamentação e tributação historicamente aplicados a serviços que utilizam esses recursos públicos.
A Aliança acredita que o streaming é algo novo e diferente e, portanto, deve ser regulado por abordagens inovadoras e personalizadas.
A Aliança de Inovação em Streaming reúne grandes players do setor, como Paramount+, Warner Bros, Discovery, HBO Max, Comcast’s Peacock, Disney, TelevisaUnivision e Univision’s ViX. Além disso, também conta com a participação de serviços de streaming menores e mais focados em nichos, como ForUsByUs Network, Vault e Afroland.tv.
Na liderança da iniciativa, como conselheiros seniores, estão o ex-deputado republicano Fred Upton e a ex-presidente interina democrata da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Mignon Clyburn. É importante notar que a Apple e a Amazon não estão envolvidas na iniciativa.