O lucro da Petrobras caiu para R$ 28,8 bilhões no segundo trimestre de 2023, o que representa uma queda de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o lucro foi de R$ 54,3 bilhões. Os dados constam do balanço divulgado na quinta-feira 3. Esse é o primeiro resultado trimestral anunciado depois da mudança na política comercial da Petrobras, que abandonou o conceito de paridade de importação e implantou o modelo defendido pelo PT.
Petrobras repete gestão do governo Dilma Rousseff
Com a mudança, a Petrobras vem operando com defasagem, situação agravada com a escalada das cotações do petróleo na última semana. No segundo trimestre, a receita da estatal caiu 33,4% . O balanço ainda demonstra que a nova política comercial fez o desempenho da companhia cair nos setores de produção e de venda. Responsável pela produção e venda de derivados, a área de refino teve lucro 8%, o menor desde o período mais crítico da pandemia da covid-19.
A Odebrecht está de volta
Nesse período, e sem os desvios do Petrolão, a estatal registrou lucros recordes e também distribuiu dividendos recordes.