Os mais velhos devem se lembrar do Filme: Um Príncipe em Nova York com Eddie Murphy como ator principal. O filme foi um sucesso na época e foi lançado em 1988. Bem muitas coisas que parecem que acontecem somente nos filmes podem se tornar realidade. A cidade de Betim em Minas Gerais pode viver a experiência de ter um Príncipe em seu meio.
Isso aconteceu no 5 de março de 2023, quando o Príncipe Dom Italu Colares visitou a cidade de Betim. Por volta das 17h00. O Príncipe desembarcou no Aeroporto de Confins e foi acompanhado por várias pessoas com uma equipe de segurança que escoltou a sua Alteza até o Hotel ABBA onde o mesmo se hospedou. Após pousar para uma série de fotos, Sua alteza foi para o apartamento reservado para um período de descanso. Por volta das 20 horas do mesmo dia, o Príncipe foi convidado para ir a uma Pizzaria denominada Cadillac no Shopping Monte Carmo o qual foi acompanhado pelo Presidente de Honra do Imaph Edson Silva Batista, lideranças sociais e um empresário do Ramo de Mineração
No dia 06 às 10 horas o Principe se deslocou do hotel com destino a Casa da Cultura Josefina Bento onde na oportunidade um historiador relatou pontos curiosos sobre o espaço cultural, história de Betim. Dali foi visitar a Capela Nova responsável pelo nome primitivo da cidade. Em seguida visitou o Teatro Municipal e foi presenteado com uma apresentação de artistas populares de renome como Mario Zam executando modas de viola.
Prosseguiu o Cumprimento da agenda programada onde embarcou com uma comitiva ao lado do Secretario de Cultura em uma van cedida pela Prefeitura rumo ao DAATI Departamento de atenção e Apoio Social a Terceira Idade no bairro São Caetano. Em uma das paradas visitou o Centro de Educação infantil Pequeno Davi no Bairro Capelinha onde foi recebido pela Secretaria de Educação Prof Marilene Pimenta, juntamente com os servidores e a coordenadora da instituição. Nesse lugar sua Alteza Real comentou que em todas as suas viagens pelo Brasil, jamais tinha visto uma creche com aquela qualidade, parabenizando o Prefeito Vitório Medioli pelo excelente trabalho. Prosseguindo em sua agenda, o Príncipe Dom Italu Colares foi levado ao Centro Popular CPC Frei Estanislau coordenado Por Edson Batista. Nesse lugar foi apresentado onde o projeto cultural e social e também assistiu a uma apresentação de Capoeira. Após a apresentação foi presenteado com um Berimbau. Depois o Príncipe foi visitar a Instituição Antônio Pereira no bairro Jardim Teresópolis, Entidade de amparo social a pessoa Idosa de ambos os sexos também fazendo elogios tanto a estrutura física do equipamento quanto ao comportamento humano de toda equipe de antendimento.
Todas as visitas tiveram o apoio do Secretario Municipal de Cultura Ubiratan Santana que acompanhou o Principe durante o cumprimento dessas visitas.Também ofereceu apoio o Dr. Alessandro Vitor entusiasta do trabalho social.
Terminadas todas as visitas a essas entidades sociais, retornou ao hotel para os preparativos da solenidade de Condecoração dos Nobres da Soberana Casa Real Dom Colares Oliveira.
O evento foi organizado com maestria por Edson Batista ressaltar que o evento foi organizado por Edson Batista que foi condecorado com o Titulo Cultural de Barão. Diversas personalidades foram contempladas com títulos de nobreza: Lorde, Barão, Conde, Viscondessa entre outros.
Vale ressaltar acerca desses títulos o que se segue: Um título nobiliárquico ou título de nobreza é privilégio legal concedido desde a Antiguidade a pessoas que assim passavam a fazer parte da nobreza. Tais títulos foram criados com o intuito de estabelecer uma relação de vassalagem entre o titular e o monarca, sendo alguns deles hereditários.
Depois do século XV foram usados como forma de agraciar membros da nobreza por um conjunto de atos prestados à casa real, ao monarca ou ao país, sem que lhe estivesse associada qualquer função pública, jurisdição ou soberania sobre um território.
A partir do início do século XX, tem-se fim na maioria dos países (mesmo nas monarquias) a relação de governança e autoridade dos titulares e demais membros da nobreza perante toda a população.
Os Títulos de Nobreza outorgados pela Soberana Casa Real Dom Colares Oliveira na pessoa de S.A.R. Sua Alteza Real Dom Ítalu Bruno Colares de Oliveira, são bens IMATERIAIS E HISTÓRICOS, que visam galardoar pessoas que se destacaram em seu meio social, exemplificando méritos e virtudes incomuns. São Títulos Nobres Para Pessoas da Nobreza.
A cerimônia foi belíssima e a ritualística se seguiu nos moldes da Casa Real Dom Colares Oliveira.
Logo após a cerimônia muitas pessoas tiraram fotos com o Príncipe.
Muitos dos presentes foram convidados para um maravilhoso espaço onde foi servido um coquetel de primeira qualidade. No mesmo o Príncipe continuou estando a disposição para fotos com os convidados. Esse coquetel contou com a colaboração e apoio do presidente do Iprembe Dr. Bruno Ferreira Cypriano que cedeu o local.
Lamentável foi a ausência da Vice prefeita Cleusa Lara uma das agraciadas a Condecoração. que infelizmente testou positivo com o vírus da COVID 19 nas se fez representada por um assessor, Dessa forma Betim recebeu assim com muita cordialidade Sua Alteza Dom Italu Colares.
Esse foi o trajeto e a história de “Um Príncipe em Betim”.
Para conhecer sobre a Casa Real Dom Colares Oliveira acesse https://titulodenobreza.com.br/