A clonagem de eucaliptos emerge como uma estratégia eficaz para impulsionar a produtividade na silvicultura

0
97

O Programa de Melhoramento Genético da Eldorado Brasil destaca-se por sua abordagem inovadora e sustentável, possibilitando o desenvolvimento de materiais genéticos adaptados às especificidades de suas áreas de atuação.

 

Empresas globais, de diversos setores, têm direcionado esforços para desenvolver soluções que impulsionem a produtividade e minimizem impactos ambientais. Na indústria de celulose, a Eldorado Brasil se destaca por adotar uma abordagem inovadora e sustentável na produção de clones de eucalipto. Utilizando tecnologia avançada, pesquisa e biotecnologia, a empresa busca no melhoramento genético uma solução para superar desafios locais, assegurando produtividade, eficiência e responsabilidade ambiental.

Sharlles Christian Moreira Dias, Gerente de Tecnologia e Competitividade da Eldorado Brasil, destaca que o eucalipto não é nativo do Brasil, sendo originário principalmente da Austrália, Indonésia e região de Timor, com mais de 800 espécies conhecidas. Para adaptá-las ao solo e clima brasileiros, a empresa desenvolve o Programa de Melhoramento Genético (PMG), focado em gerar continuamente materiais genéticos de alto potencial produtivo, adaptados às condições locais.

O melhoramento genético é considerado sustentável devido à sua abordagem regionalizada, permitindo que os clones selecionados estejam adaptados a cada local específico. Além disso, a dinamicidade do processo possibilita adaptações às variações climáticas, essenciais para enfrentar desafios como mudanças de temperatura, padrões de chuva e déficit hídrico.

A Eldorado Brasil investe anualmente em pesquisas e desenvolvimento para aprimorar o manejo florestal e gerar novos clones. Com uma base genética em expansão desde sua fundação, a empresa possui um amplo programa de melhoramento, com 39 espécies puras de Eucalyptus e 11 de Corymbia. Em 2022, completando 10 anos de existência, a Eldorado atingiu a marca de 267,3 mil hectares de áreas produtivas com eucaliptos destinadas à celulose.

O Programa de Melhoramento Genético envolve um processo complexo de mais de 12 anos, com a participação de uma equipe multidisciplinar capacitada, equipamentos de ponta e laboratórios especializados. A área de biotecnologia florestal acelera a obtenção de clones elite, garantindo a otimização das estratégias de melhoramento e reduzindo o tempo necessário à produção de novos clones. O compromisso da Eldorado Brasil reflete-se não apenas na produtividade, mas também na preservação ambiental, destacando-se como uma das maiores empresas de celulose do mundo.

 

 

 

Artigo anteriorPesquisadores conseguem reproduzir o aroma do bálsamo usado no processo de mumificação no Antigo Egito
Próximo artigoAstrônomos identificam emissões de “projéteis cósmicos” provenientes de uma estrela extinta
Italu Bruno Colares Oliveira
É um pesquisador renomado, reconhecido e acreditado em mais de 110 países portador de ISNI pela Biblioteca Nacional da Espanha. Possui um QI de 143 percentil 99 (laudado) com registro no Exercito Brasileiro como atirador, colecionador de Armas e Caçador. O mesmo também possui registro no Ibama relacionado a caça com arma de fogo. Trilíngue, Compositor, Músico, Pós Doutor em E-Learning pela UFP- Universidade Fernando Pessoa em Portugal, PhD em Teologia pela California University-USA, Doutor em Ciências da Religião pela UEP ? Universidad Evangelica del Paraguay (processo de reconhecimento iniciado na Universidade Mackenzie), Mestre em Teologia pela Gordon University-USA, possui MBA em Gestão de Recursos Humanos e é Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Einstein. É Pós Graduado em Psicanálise Clínica, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior e Pós Graduado em Teologia pela Faculdade Darwin. Possui Extensão universitária em Direito Arbitral pela Faculdade Darwin e uma Extensão Universitária em Epistolas Paulinas pela Universidade de Harvard-USA. Possui extensão em Empreendedorismo pelo MIT -Massachussets Institute Technology. É Pedagogo pela FATEBOV, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Pan-Americana e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Foi certificado pela Nasa no projeto Ciêntista por um Dia. Entre as honras e recebeu os seguintes títulos honoríficos: Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Cambridge International University-UK, Doutor Honoris Causa em Teologia pela Faculdade Einstein, Doutor em Filosofia de Santo Anselmo de Canterbury College-Chile e Doutor Honoris Causa em Administração pela FIB. Dentre suas atividades destaca-se as seguintes: Teólogo, Pedagogo, Conferencista Internacional, Professor Universitário, Psicanalista, Psicopedagogo, Escritor, Jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil e Empresário. É respeitado por muitos como uma das maiores autoridades acadêmicas no campo da teologia na América Latina. Dr. Italu colares já foi homenageado e reconhecido por diversas instituições no Brasil e no exterior pelos serviços prestados ao planeta com fim de tornar esse mundo melhor. O mesmo foi homenageado em mais de 16 Países sendo os seguintes: Iraque, Venezuela, Chile, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Rússia, Paraguai, Portugal, Brasil, Nigéria, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Líbano, Cuba, Sri Lanka, Vaticano e Itália. O mesmo foi apresentador do quadro Dialogo Teológico no Programa Estúdio Livre na Rede TV todos os Sábados ás 11:00 da manhã (Brasil-Brasília-DF) no ano de 2017. O mesmo produz conteúdo para Radio, TV e Jornais.