Brasil com uma das Piores Taxas de Ensino Técnico e Jovens no Ranking

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Adult female students consulting instructor in computer class. Man and women sitting and standing at desk, using desktop, looking at monitor, talking. Training concept

Brasil Atrás no Ensino Técnico! Descubra Por Que o País Está Entre os Últimos no Ranking de Educação Profissional e Como Isso Afeta os Jovens. Uma Análise Reveladora!

De acordo com o mais recente estudo “Education at a Glance” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil figura entre os cinco países com a menor porcentagem de estudantes matriculados na educação profissional, em uma análise que abrange 45 nações. Com apenas 11% de alunos nessa modalidade, o Brasil se encontra muito abaixo da média dos países do grupo, que é de 44%. Adicionalmente, o país também apresenta uma alta taxa de jovens entre 18 e 24 anos que nem estudam nem trabalham, os chamados “nem-nem,” com aproximadamente 24,4% nessa situação.

Em uma análise específica sobre a quantidade de estudantes no ensino técnico, o Brasil se posiciona à frente apenas de três países: Índia (9%), Canadá (10%) e África do Sul (10%). As maiores taxas de matrículas na educação profissional são observadas na Eslovênia (70%) e na Croácia (70%).

O estudo “Education at a Glance” é uma publicação anual da OCDE que avalia diversos parâmetros, incluindo financiamento, acesso à educação, formação de professores e outros aspectos. Essa pesquisa não se restringe apenas aos países membros da OCDE, mas também inclui países parceiros, como é o caso do Brasil. A edição de 2023 concentra-se principalmente no acesso à educação profissional nos países analisados.

As conclusões do estudo ressaltam a importância crescente das habilidades práticas e competências como resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação, que desempenham um papel fundamental na empregabilidade. A educação profissional se tornará cada vez mais relevante para preparar os alunos com uma combinação dessas competências, facilitando a transição da escola para o mercado de trabalho.

A presidente do Instituto Singulares, Claudia Costin, destaca a necessidade de abordar a questão do primeiro emprego para os jovens como parte fundamental do desenvolvimento inclusivo do país. Costin observa que a visão brasileira de não valorizar o ensino técnico profissional ou de tentar equiparar os institutos técnicos às universidades com um enfoque excessivamente acadêmico contribui para os desafios de inserção produtiva dos jovens.

A pesquisa também revela um cenário preocupante no Brasil com relação à disparidade de gênero na população “nem-nem.” As mulheres são significativamente mais afetadas pelo desemprego e pela exclusão escolar, com 30% das mulheres entre 18 e 24 anos classificadas como “nem-nem” em comparação com 18,8% dos homens na mesma faixa etária. Essa desigualdade de gênero entre os jovens “nem-nem” exige uma atenção especial das políticas públicas, incluindo o suporte às mulheres, como creches, para garantir seu direito de continuar os estudos e ingressar no mercado de trabalho.

Recentemente, o Congresso brasileiro aprovou uma lei que estabelece novas regras para o ensino técnico no país. Essa legislação é vista como uma ferramenta para incentivar a participação dos jovens nessa modalidade de ensino, incluindo a possibilidade de aproveitar créditos de disciplinas cursadas durante o ensino médio técnico na educação superior. Além disso, a lei determina a criação de um sistema de avaliação específico para a educação técnica e tecnológica, bem como a contabilização de horas trabalhadas em programas de aprendizagem na carga horária escolar e vice-versa. O governo federal tem dois anos para desenvolver uma política nacional de educação profissional.

Para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e orientar todos os alunos em direção aos programas adequados às suas habilidades e aspirações, é essencial tornar a educação profissional mais atraente e acessível, além de destacar sua importância como uma primeira opção de carreira atraente para os estudantes.

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Italu Bruno Colares Oliveira
É um pesquisador renomado, reconhecido e acreditado em mais de 110 países portador de ISNI pela Biblioteca Nacional da Espanha. Possui um QI de 143 percentil 99 (laudado) com registro no Exercito Brasileiro como atirador, colecionador de Armas e Caçador. O mesmo também possui registro no Ibama relacionado a caça com arma de fogo. Trilíngue, Compositor, Músico, Pós Doutor em E-Learning pela UFP- Universidade Fernando Pessoa em Portugal, PhD em Teologia pela California University-USA, Doutor em Ciências da Religião pela UEP ? Universidad Evangelica del Paraguay (processo de reconhecimento iniciado na Universidade Mackenzie), Mestre em Teologia pela Gordon University-USA, possui MBA em Gestão de Recursos Humanos e é Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Einstein. É Pós Graduado em Psicanálise Clínica, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior e Pós Graduado em Teologia pela Faculdade Darwin. Possui Extensão universitária em Direito Arbitral pela Faculdade Darwin e uma Extensão Universitária em Epistolas Paulinas pela Universidade de Harvard-USA. Possui extensão em Empreendedorismo pelo MIT -Massachussets Institute Technology. É Pedagogo pela FATEBOV, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Pan-Americana e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Foi certificado pela Nasa no projeto Ciêntista por um Dia. Entre as honras e recebeu os seguintes títulos honoríficos: Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Cambridge International University-UK, Doutor Honoris Causa em Teologia pela Faculdade Einstein, Doutor em Filosofia de Santo Anselmo de Canterbury College-Chile e Doutor Honoris Causa em Administração pela FIB. Dentre suas atividades destaca-se as seguintes: Teólogo, Pedagogo, Conferencista Internacional, Professor Universitário, Psicanalista, Psicopedagogo, Escritor, Jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil e Empresário. É respeitado por muitos como uma das maiores autoridades acadêmicas no campo da teologia na América Latina. Dr. Italu colares já foi homenageado e reconhecido por diversas instituições no Brasil e no exterior pelos serviços prestados ao planeta com fim de tornar esse mundo melhor. O mesmo foi homenageado em mais de 16 Países sendo os seguintes: Iraque, Venezuela, Chile, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Rússia, Paraguai, Portugal, Brasil, Nigéria, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Líbano, Cuba, Sri Lanka, Vaticano e Itália. O mesmo foi apresentador do quadro Dialogo Teológico no Programa Estúdio Livre na Rede TV todos os Sábados ás 11:00 da manhã (Brasil-Brasília-DF) no ano de 2017. O mesmo produz conteúdo para Radio, TV e Jornais.