Um gigantesco braço robótico equipado com um potente jato de água, capaz de cortar aço, está em ação, destruindo o casco de um grande navio. Mesmo que a estrutura tenha resistido às intempéries do mar por décadas, sucumbe facilmente ao poderoso jato. Rapidamente, o robô corta um grande retângulo de aço e se prepara para a próxima seção.
A empresa alemã Leviathan planeja usar equipes de robôs para desmontar grandes navios a fim de reciclar o aço. Atualmente, a indústria de desmantelamento de navios é uma das mais poluentes e exploradoras do mundo. Frequentemente, navios enormes que serviram para transportar mercadorias, como produtos de consumo ou petróleo, terminam encalhados em praias altamente poluídas no sul da Ásia, onde trabalhadores usam tochas a combustível fóssil para desmontá-los. As proteções adequadas são escassas, resultando em fatalidades.
Contaminantes, incluindo metais pesados, frequentemente acabam no mar a partir dessas praias, expondo os trabalhadores e comunidades locais a substâncias perigosas, incluindo amianto. Estima-se que, na próxima década, cerca de 15.000 navios precisarão de reciclagem, mais do que o dobro do volume da última década, de acordo com o Bimco, o Conselho Marítimo Báltico e Internacional.
Empresas como a Leviathan estão buscando maneiras mais limpas e seguras de realizar esse trabalho. No entanto, ainda não há garantia de que possam competir com os estaleiros extremamente baratos do sul da Ásia.
A máquina da Leviathan mistura tecnologias estabelecidas: os braços robóticos são semelhantes aos usados nas fábricas de automóveis, enquanto o jato de água é fabricado pela ANT AG, outra empresa alemã. Esse jato usa água e areia a altas pressões e é tão preciso que é usado por especialistas em eliminação de bombas para cortar fusíveis.
O sistema requer muito menos trabalhadores do que o desmantelamento tradicional de navios e pode concluir o trabalho mais rapidamente. O software da Leviathan planeja automaticamente a desmontagem de uma embarcação de maneira eficiente.
Embora tenha um custo, os braços robóticos devem ser montados em plataformas especiais em docas secas, o que não é possível na praia. O local da Leviathan em Stralsund, na costa do Mar Báltico, será movido por eletricidade, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis.
Empresas como a Elegant Exit Company, sediada na Holanda, também afirmam que podem desmontar navios de forma responsável. A empresa recicla navios peça por peça, desmantelando-os como peças de Lego. A reciclagem de navios tem sido um negócio sujo por muito tempo, e é necessária uma regulamentação mais rigorosa.
Tecnologias de ponta podem ser a resposta. A Leviathan pretende licenciar seu sistema para outros estaleiros de desmantelamento de navios, desde que sejam ambientes seguros e controlados, com sistemas de captura de substâncias perigosas semelhantes aos utilizados em Stralsund. Atualmente, os estaleiros no sul da Ásia continuam sendo locais de exploração, resultando em frequentes tragédias.