A Google anunciou uma série de iniciativas e parcerias com autoridades brasileiras durante o evento “Sustentabilidade com o Google – Cidades”, realizado em São Paulo, para enfrentar as recentes mudanças climáticas que estão contribuindo para o aumento da temperatura do planeta.
O objetivo da empresa é colaborar com autoridades, organizações e indivíduos para tomar decisões mais sustentáveis, especialmente nas grandes metrópoles, que desempenham um papel significativo na crise climática devido a fatores como emissões de carbono no trânsito e na indústria.
Entre os projetos apresentados pela Google para lidar com a crise climática no Brasil, destaca-se o Green Light. Esse projeto utiliza inteligência artificial (IA) para fazer recomendações visando aprimorar o fluxo do trânsito por meio da otimização dos semáforos existentes nas cidades. Utilizando mecanismos de IA e tendências observadas pelo Google Maps, o Green Light coordena cruzamentos para criar “ondas de sinais verdes”, reduzindo as emissões de carbono de veículos em constante aceleração. O Rio de Janeiro e Campinas serão as primeiras cidades a receber essa iniciativa, com a promessa de reduzir as emissões em até 30 milhões de viagens de carro por mês.
Outra iniciativa é o Alerta de Previsão de Inundações, que utiliza IA para enviar alertas detalhados sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias para celulares durante fortes chuvas. Além disso, a Google anunciou uma parceria com o Centro de Operações do Rio (COR-Rio) para identificar e medir as principais fontes de emissões de gases poluentes na cidade. Essa iniciativa de coleta de dados, também baseada em IA, pode ser estendida para outras cidades, dependendo do interesse de entidades governamentais.
No evento, a Google compartilhou dados de uma pesquisa sobre a percepção dos brasileiros em relação a práticas ambientais, sociais e de governança empresarial (ESG). Segundo a pesquisa, aproximadamente 27% da população brasileira está ciente do tema ESG, representando um aumento em relação ao ano anterior. Adicionalmente, 83% dos entrevistados valorizam empresas e marcas com uma agenda ESG, considerando importante que elas atuem para minimizar impactos negativos no meio ambiente.