A instituição educacional rural colombiana, desprovida de biblioteca e acesso à internet, surpreendentemente conquistou um prêmio global em educação

0
165

Esta é a narrativa de um sucesso altamente improvável que se desenrolou no Huila, a região mais proeminente na produção de café na Colômbia, renomada por fornecer um dos cafés mais distintos e populares do mundo.

Na área de San Francisco, assim como em muitas outras regiões rurais do país, ser estudante do ensino médio é uma verdadeira façanha, dada a escassez de recursos. Um estudo recente da Universidade Javeriana revelou que 79,8% das instituições educacionais em áreas rurais colombianas carecem de acesso à internet, 18,1% não têm fornecimento de energia elétrica, e 61,5% dos estudantes rurais enfrentam longas caminhadas até suas escolas, muitas vezes em extensos territórios.

Dentro desse contexto, a Instituição Educativa Montessori, unidade San Francisco, destaca-se não apenas por não possuir biblioteca ou sala de professores, mas principalmente por conquistar mais de 30 prêmios nacionais e internacionais em educação, mesmo operando com recursos limitados. Recentemente, alcançou um feito quase milagroso ao receber um prêmio de US$50.000 por ser reconhecida como a melhor escola do mundo em ação ambiental, superando concorrentes de países como Emirados Árabes, Filipinas, China, Argentina e Canadá.

A história desse êxito começou nas mãos do professor Ramón Majé Floriano, que, ao chegar à região em 2017, percebeu que a instituição Montessori não adotava o método italiano homônimo, mas levava o nome por sua estética. O professor, inspirado pela rica tradição cafeicultora da comunidade, iniciou um projeto educacional inovador chamado CafeLab.

Ramón e seus alunos mergulharam na realidade da produção de café, descobrindo um impacto ambiental ignorado na cadeia produtiva. Identificaram cinco tipos de resíduos naturais que, quando descartados, prejudicam o meio ambiente. Isso deu início a uma série de projetos, cada um passando por fases de imersão, transferência e comunicação.

Apesar das limitações de recursos, o CaféLab desenvolveu soluções criativas, desde bebidas aromáticas e móveis feitos de resíduos até a geração de energia a partir do mucílago. O projeto também adotou uma abordagem de gênero, proporcionando oportunidades igualitárias para as mulheres liderarem.

O reconhecimento culminou com a escola sendo premiada como a melhor do mundo em ação ambiental. Em 3 de novembro de 2023, a Instituição Educativa Montessori celebrou sua vitória, recebendo não apenas reconhecimento internacional, mas também US$50.000 para aprimorar o laboratório. Com esses recursos, a escola planeja criar salas especializadas e expandir seu impacto transformador.

A jornada não foi fácil, mas, como destaca o professor Ramón, a escola está desafiando paradigmas na educação tradicional e influenciando não apenas os 380 alunos diretamente envolvidos, mas toda a instituição com seus 3.300 alunos e 126 professores. É um feito monumental que está quebrando barreiras e inspirando outras escolas a seguir o exemplo do CaféLab Colômbia, construindo uma consciência ambiental e contribuindo para a redução da poluição.

 

 

 

Artigo anteriorA verdade que ninguém nunca contou sobre o diálogo e o enfrentamento dos conflitos
Próximo artigoOs restos mortais do comandante da 2ª Guerra foram identificados quase oito décadas após o seu falecimento
Italu Bruno Colares Oliveira
É um pesquisador renomado, reconhecido e acreditado em mais de 110 países portador de ISNI pela Biblioteca Nacional da Espanha. Possui um QI de 143 percentil 99 (laudado) com registro no Exercito Brasileiro como atirador, colecionador de Armas e Caçador. O mesmo também possui registro no Ibama relacionado a caça com arma de fogo. Trilíngue, Compositor, Músico, Pós Doutor em E-Learning pela UFP- Universidade Fernando Pessoa em Portugal, PhD em Teologia pela California University-USA, Doutor em Ciências da Religião pela UEP ? Universidad Evangelica del Paraguay (processo de reconhecimento iniciado na Universidade Mackenzie), Mestre em Teologia pela Gordon University-USA, possui MBA em Gestão de Recursos Humanos e é Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Einstein. É Pós Graduado em Psicanálise Clínica, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior e Pós Graduado em Teologia pela Faculdade Darwin. Possui Extensão universitária em Direito Arbitral pela Faculdade Darwin e uma Extensão Universitária em Epistolas Paulinas pela Universidade de Harvard-USA. Possui extensão em Empreendedorismo pelo MIT -Massachussets Institute Technology. É Pedagogo pela FATEBOV, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Pan-Americana e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Foi certificado pela Nasa no projeto Ciêntista por um Dia. Entre as honras e recebeu os seguintes títulos honoríficos: Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Cambridge International University-UK, Doutor Honoris Causa em Teologia pela Faculdade Einstein, Doutor em Filosofia de Santo Anselmo de Canterbury College-Chile e Doutor Honoris Causa em Administração pela FIB. Dentre suas atividades destaca-se as seguintes: Teólogo, Pedagogo, Conferencista Internacional, Professor Universitário, Psicanalista, Psicopedagogo, Escritor, Jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil e Empresário. É respeitado por muitos como uma das maiores autoridades acadêmicas no campo da teologia na América Latina. Dr. Italu colares já foi homenageado e reconhecido por diversas instituições no Brasil e no exterior pelos serviços prestados ao planeta com fim de tornar esse mundo melhor. O mesmo foi homenageado em mais de 16 Países sendo os seguintes: Iraque, Venezuela, Chile, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Rússia, Paraguai, Portugal, Brasil, Nigéria, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Líbano, Cuba, Sri Lanka, Vaticano e Itália. O mesmo foi apresentador do quadro Dialogo Teológico no Programa Estúdio Livre na Rede TV todos os Sábados ás 11:00 da manhã (Brasil-Brasília-DF) no ano de 2017. O mesmo produz conteúdo para Radio, TV e Jornais.