O telescópio James Webb detecta uma explosão astronômica com uma luminosidade um milhão de vezes superior à da Via Láctea

0
106

Registro do maior fenômeno astronômico em mais de 50 anos: o evento raro capturado em março é o mais significativo testemunhado por telescópios.

 

Telescópio Espacial James Webb e outros observatórios presenciam uma colossal explosão espacial que originou elementos químicos raros, alguns essenciais à vida. A explosão, ocorrida em 7 de março, foi a segunda explosão de raios gama mais intensa registrada por telescópios em mais de 50 anos, superando em mais de um milhão de vezes o brilho total da Via Láctea. Denominada GRB 230307A, a explosão resultou da fusão de duas estrelas de nêutrons, os remanescentes incrivelmente densos de estrelas após uma supernova, situada em uma galáxia a aproximadamente 1 bilhão de anos-luz de distância. Além da explosão de raios gama, a fusão gerou uma quilonova, um evento raro quando uma estrela de nêutrons se funde com outra estrela de nêutrons ou um buraco negro, conforme estudo publicado na revista Nature. O Telescópio Espacial James Webb foi fundamental para detectar a assinatura química do telúrio, um metaloide raro, liberado após a explosão. Astrônomos acreditam que outros elementos próximos ao telúrio na tabela periódica, incluindo o iodo, essencial para a vida na Terra, provavelmente também estão presentes no material liberado pela quilonova, proporcionando novas informações sobre a formação de elementos químicos no universo.

Artigo anteriorJovem desenvolve sabonete inovador para combater câncer de pele em competição estudantil
Próximo artigoA indeterminação, uma reatualização da filosofia de Sêneca
Italu Bruno Colares Oliveira
É um pesquisador renomado, reconhecido e acreditado em mais de 110 países portador de ISNI pela Biblioteca Nacional da Espanha. Possui um QI de 143 percentil 99 (laudado) com registro no Exercito Brasileiro como atirador, colecionador de Armas e Caçador. O mesmo também possui registro no Ibama relacionado a caça com arma de fogo. Trilíngue, Compositor, Músico, Pós Doutor em E-Learning pela UFP- Universidade Fernando Pessoa em Portugal, PhD em Teologia pela California University-USA, Doutor em Ciências da Religião pela UEP ? Universidad Evangelica del Paraguay (processo de reconhecimento iniciado na Universidade Mackenzie), Mestre em Teologia pela Gordon University-USA, possui MBA em Gestão de Recursos Humanos e é Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Einstein. É Pós Graduado em Psicanálise Clínica, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior e Pós Graduado em Teologia pela Faculdade Darwin. Possui Extensão universitária em Direito Arbitral pela Faculdade Darwin e uma Extensão Universitária em Epistolas Paulinas pela Universidade de Harvard-USA. Possui extensão em Empreendedorismo pelo MIT -Massachussets Institute Technology. É Pedagogo pela FATEBOV, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Pan-Americana e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Foi certificado pela Nasa no projeto Ciêntista por um Dia. Entre as honras e recebeu os seguintes títulos honoríficos: Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Cambridge International University-UK, Doutor Honoris Causa em Teologia pela Faculdade Einstein, Doutor em Filosofia de Santo Anselmo de Canterbury College-Chile e Doutor Honoris Causa em Administração pela FIB. Dentre suas atividades destaca-se as seguintes: Teólogo, Pedagogo, Conferencista Internacional, Professor Universitário, Psicanalista, Psicopedagogo, Escritor, Jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil e Empresário. É respeitado por muitos como uma das maiores autoridades acadêmicas no campo da teologia na América Latina. Dr. Italu colares já foi homenageado e reconhecido por diversas instituições no Brasil e no exterior pelos serviços prestados ao planeta com fim de tornar esse mundo melhor. O mesmo foi homenageado em mais de 16 Países sendo os seguintes: Iraque, Venezuela, Chile, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Rússia, Paraguai, Portugal, Brasil, Nigéria, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Líbano, Cuba, Sri Lanka, Vaticano e Itália. O mesmo foi apresentador do quadro Dialogo Teológico no Programa Estúdio Livre na Rede TV todos os Sábados ás 11:00 da manhã (Brasil-Brasília-DF) no ano de 2017. O mesmo produz conteúdo para Radio, TV e Jornais.