15 de junho: Dia Mundial da Consciencialização
da Violência contra a Pessoa Idosa
(*) UBERTO A. A. DA GAMA
Hoje, 15 de junho de 2022, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o sério propósito de denunciar, alertar, resguardar e auxiliar o idoso contra a violência imposta. Essa é uma questão social.
No início de nossas vidas somos cuidados pelos nossos pais que nos amparam, nos protegem, nos educam. E, ao longo do tempo, por falta de consciência, vamos nos afastando dos nossos pais e deixando de atendê-los. Estes pais e mães tornam-se avós e, mais tarde, idosos. E, neste ponto, já estão cansados de tanto esforço e trabalho ao longo de suas vidas.
Muitos jovens não têm mais paciência com seus pais e mães. Muitos jovens se esqueceram de que foram cuidados por estes que agora tornaram-se idosos e que precisam de atenção, cuidados e carinho. A roda da vida gira. Ontem estávamos sendo cuidados. Hoje, devemos cuidar. É a vida.
Com o aumento constante da expectativa de vida, os idosos estão sendo deixados de lado. São, muitas vezes, colocados em perigo e sujeitos a maus-tratos físicos, emocionais e psicológicos. Todos os anos são registrados casos sérios de abuso contra a terceira idade e muitos outros ocorrem de forma silenciosa.
É preciso pensar e refletir mais sobre isso e tomar uma posição clara de ajuda efetiva aos idosos. É necessário compreender sobre a violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenho dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.
Os idosos deveriam ser conduzidos em caravanas para praia, para casas de repouso e relaxamento ou para resorts para que pudessem aproveitar mais o que lhes resta da vida, com acolhimento pelo Poder Público e pela sociedade em geral. Vamos valorizar a sabedoria de quem viveu mais e proporcionar uma velhice digna e prazerosa àqueles que tanto fizeram por nós.
Um grande abraço a todos.
UBERTO GAMA
_____________
(*) Filósofo e educador brasileiro.