O Vulcan 20-20 será empregado na expansão de pesquisas relacionadas à fusão nuclear, energias renováveis, desenvolvimento de baterias e na batalha contra o câncer.: O laser mais poderoso do planeta terá um custo de 520 milhões de reais e irradia um brilho equivalente ao de ‘bilhões de sóis’.

0
55

Especialistas britânicos estão se preparando para construir o laser mais potente do mundo, com a capacidade de gerar um feixe bilhões de vezes mais brilhante do que o Sol. Esse projeto, conhecido como Vulcan 20-20, tem como objetivo aprofundar o estudo de fenômenos astrofísicos e realizar análises mais precisas do plasma.

Os engenheiros envolvidos no projeto estimam que o Vulcan 20-20 pode levar até seis anos para ser concluído e custará aproximadamente 85 milhões de libras (equivalente a cerca de R$ 520 milhões na taxa de câmbio atual). Este laser será de extrema importância para avançar na pesquisa de fusão nuclear, energias renováveis e tecnologias de baterias.

Ele será 20 vezes mais potente do que seu antecessor, o laser Vulcan, e os cientistas acreditam que também poderá ser usado para explorar um novo método de aceleração de partículas, possivelmente aplicado em tratamentos de radioterapia para combater o câncer.

O ministro britânico da Ciência, George Freeman, expressou entusiasmo pelo projeto, destacando que “restabelecer a Grã-Bretanha como a casa do laser mais poderoso do mundo é uma excelente oportunidade para explorar o inexplorado na astronomia e na física,” em uma entrevista ao tabloide Daily Star.